Ataque maciço do Hamas contra Israel deixa quase 300 mortos e centenas de feridos

(Foto: Amir Cohen – Reuters)

 
Terroristas palestinos do Hamas na Faixa de Gaza afirmam ter disparado mais de 5 mil foguetes contra Israel neste sábado (7), enquanto realizavam uma incursão sem precedentes com homens armados no sul do país, atirando em civis indiscriminadamente e pegando as forças israelenses de surpresa.

Ao menos 100 israelenses morreram e mais de 700 ficaram feridos nos ataques, segundo serviços de emergência do país. Há relatos de sequestros, inclusive de soldados israelenses. Em resposta aos ataques, Israel começou a bombardear alvos em Gaza.

“Vários terroristas se infiltraram no território israelense a partir da Faixa de Gaza”, afirmou o Exército de Israel em comunicado, informando que os moradores da área ao redor da Faixa de Gaza foram alertados para permanecer em suas casas.

Sirenes de alerta foram acionadas em várias cidades do país, incluindo Tel Aviv.

“Estamos em guerra”

“Estamos em guerra e venceremos”, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em pronunciamento.

“O inimigo pagará um preço que nunca conheceu”, afirmou, ressaltando que decidiu convocar uma grande quantidade de reservas. O líder israelense também pediu aos cidadãos que sigam as instruções de segurança.

 
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que o grupo islâmico palestino lançou uma “guerra” contra Israel e “cometeu um grave erro”. Ele também afirmou que as tropas israelenses “estão lutando contra o inimigo”.

Este é o incidente mais grave desde que Israel e o Hamas travaram uma guerra de 10 dias em 2021. O ataque ocorre quando Israel marca o festival judaico de Simchat Torá, celebrando a conclusão do ciclo anual de leituras públicas da Torá.

“Última ocupação do planeta”

O comandante militar do Hamas, Mohammad Deif, anunciou o início da operação em uma transmissão nos meios de comunicação do Hamas. “Anunciamos a Operação Al-Aqsa Deluge e disparamos mais de 5 mil foguetes no primeiro ataque de 20 minutos.”

Ele apelou aos palestinos de todo o mundo para lutarem. “Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação do planeta.”
Amir Cohen e Mohammed Salem – Reuters]


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.