Netanyahu admite “progresso” nas negociações para libertação de reféns em Gaza

 
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou nesta terça-feira (21) que houve progressos nas negociações com o Hamas sobre a libertação de reféns israelenses detidos na Faixa de Gaza. “Estamos fazendo progressos. Não creio que seja útil falar muito (…), mas espero que haja boas notícias em breve”, afirmou.

A declaração de Netanyahu veio horas depois de o Catar, que participa das negociações como mediador juntamente com Estados Unidos e Egito, afirmar que um acordo “estaria muito próximo”.

Pouco depois da declaração do primeiro-ministro, a equipe de Netanyahu anunciou uma série de reuniões dos gabinetes político e de segurança, de guerra e de governo, “tendo em vista os desenvolvimentos relativos à libertação dos reféns”.

De acordo com o governo do Qatar, os reféns seriam libertados em troca de um cessar-fogo no território palestino, onde o Exército israelense continua com sua ofensiva contra o Hamas. Netanyahu, porém, não mencionou a possibilidade de um cessar-fogo como contrapartida.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Qatar, Majed al Ansari, disse durante uma entrevista coletiva que “o acordo entre Hamas e Israel para a troca dos reféns está próximo, apenas alguns detalhes logísticos e não essenciais ainda precisam ser resolvidos”.

 
Termos ainda incertos

Os termos do possível acordo ainda não estão claros. Fontes egípcias disseram à agência de notícias EFE que as tratativas incluem um cessar-fogo temporário de cinco dias, durante o qual 50 reféns mantidos pelo Hamas seriam libertos em troca de 300 prisioneiros palestinos em Israel. Os libertos seriam crianças e mulheres e a soltura seria feita em etapas.

Os Estados Unidos, por outro lado, informaram que o acordo prevê que o Hamas liberte 50 mulheres e crianças, incluindo alguns estrangeiros, enquanto Israel libertaria 150 prisioneiros palestinos, a maioria mulheres e menores, durante um cessar-fogo temporário de quatro dias.

O Hamas fez cerca de 240 reféns, incluindo crianças e idosos, durante o ataque a Israel em 7 de outubro, que matou 1.200 pessoas, segundo a contagem de Israel. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.