Morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos, Zagallo, o eterno tetracampeão mundial de futebol

 
Único tetracampeão mundial de futebol, o lendário Mário Jorge Lobo Zagallo morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, nesta sexta-feira (5). A informação foi confirmada pela assessoria do ex-jogador e ex-treinador da seleção brasileira.

Zagallo conquistou respeito e admiração dos amantes do futebol dentro e fora de campo. O “Velho Lobo”, como é conhecido Zagallo, é o maior vencedor de Copas do Mundo: dois títulos como jogador (1958 e 1962), um como treinador (1970), comandando a seleção dos sonhos (liderada por Pelé, Tostão, Gerson, Rivellino, Jairzinho, Carlos Alberto, Paulo Cezar) e um como coordenador técnico (1994).

Além das quatro conquistas, ele treinou o Brasil nas edições de 1974 e 1998 e fez parte da comissão técnica no mundial de 2006, nos Estados Unidos, ao lado de Carlos Alberto Parreira, igualmente um vencedor.

A exitosa carreira de Zagallo levou a FIFA a conceder ao alagoano de Maceió o prêmio de Ordem de Mérito da entidade, concedido em 1992. O brasileiro, aliás, tornou-se o primeiro esportista da história a receber a honraria.

O “Velho Lobo” teve o nome cravado na calçada da fama do Maracanã e dividiu com o alemão Franz Beckenbauer e o francês Didier Deschamps a proeza de ser campeão mundial de futebol como jogador e como técnico.


 
A última internação de Zagallo ocorreu em setembro de 2023, quando ficou no hospital por cerca de 20 dias por conta de infecção urinária.

Confira a seguir a nota de pesar publicada nas redes sociais do ex-jogador:

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa.”

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.