Agradecimento à FAB, agradecimento ao Brasil

(*) Gisele Leite

Precisamos reconhecer o excelente trabalho da Força Aérea Brasileira que trabalhou para repatriação de muitas pessoas. Agradecer é pouco, pois o trabalho da FAB e sua equipe de apoio formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e muitos militares que empreenderam grande esforço para a repatriação de muitos brasileiros. No total foram 1.555 brasileiros foram repatriados.

Cumpre esclarecer que todo e qualquer brasileiro(a) que se encontrar no exterior deve garantir, mediante recursos próprios, seu retorno ao Brasil. Assim, via de regra, não há obrigação do Estado Brasileiro em pagar passagem de retorno do exterior para nenhum nacional.

Essa missão dá destaque ao significado da FAB, a Força Aérea Brasileira que são as asas que protegem o país, mas também demonstram solidariedade e prestigiam a preservação da dignidade humana diante do conflito da Faixa de Gaza.

Devemos expressar nosso agradecimento e orgulho dessa missão. O Ministério da Defesa, por meio da FAB, em conjunto com o Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos do governo, atuarão seguindo protocolos e instruções oficiais para garantir a segurança tanto dos passageiros quanto dos militares envolvidos na missão.

Os primeiros repatriados participaram de uma fotografia ajoelhados e muito agradecidos com o resgate à Pátria, uma cena comovente e quiçá inesquecível.

Desejo expressar o imenso agradecimento por essa operação, especialmente ao atual Presidente da República e todos que se envolveram e se empenharam nesse resgate humanitário. Nessa época do ano, desejamos a todos Boas Festas e feliz 2024.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.