Carnavalização do Golpe de Estado

(*) Gisele Leite

O ano judiciário em sua abertura já trouxe novidades que abalaram a paz institucional brasileira. Novos indícios e novas diligências atingiram o ex-Presidente da República e seus familiares e, ainda, seu círculo político e militar mais próximo.

Desde a colaboração premiada de Mauro Cid, as estruturas frágeis foram abaladas e duras medidas atingiram vários personagens, envolvendo ex-ministros e até o ex-chefe da Abin durante o governo federal passado. Ainda se descobriu a dinâmica nefasta do afamado Gabinete do Ódio.

Ainda por força da operação policial alcunhada de Tempus Veritatis que deverá mostrar-nos a verdade. Porém, nada disso surpreendeu os afetados tanto que todos já apresentavam pronto discurso e, acusou de perseguição implacável e política. especialmente após a troca de Augusto Aras por Paulo Gonet Branco no comando da Procuradoria-Geral da República.

A PGR manifestou-se pela prisão dos quatro detidos na Tempus Veritatis, sendo um deles Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência da República, e os outros três, militares.

Há poucos dias, o órgão havia se manifestado também favoravelmente à investida da Polícia Federal sobre Carlos Bolsonaro, nas apurações sobre a chamada Abin paralela. Especialmente, depois da troca de Augusto Aras por Paulo Gonet Branco no comando da Procuradoria-Geral da República.

A PGR manifestou-se pela prisão dos quatro detidos na Tempus Veritatis, sendo um deles Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência da República, e os outros três, militares.

Enfim, diante de tantos indícios e de contundentes provas, aguardamos ansiosos por cenas dos próximos capítulos, de uma novela intitulada: “A democracia abalada”.

Mas, estamos em pleno carnaval de 2024, no reino da alegria e da folia e, os estratagemas para o Golpe de Estado mais parecem um processo de carnavalização, pois, afinal, o fenômeno cultural por vezes demonstra-se ser mais impactante do que o político.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.