Planos de segurança dos Jogos Olímpicos de Paris são roubados de trem

 
Uma pasta contendo um computador e dois pen drives com os planos de segurança para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, elaborados pela polícia municipal da capital francesa, foi roubada na segunda-feira (26) em um trem na estação ferroviária Gare du Nord, confirmou uma fonte policial na terça-feira (27).

A pasta com os equipamentos estava no bagageiro de um trem, acima do assento de um engenheiro da Prefeitura de Paris. Após acomodar a pasta no local indicado, o engenheiro percebeu que o objeto havia desaparecido, contou à polícia. O homem prestou queixa na segunda-feira na delegacia da estação Gare du Nord, em Paris.

No depoimento, o engenheiro relatou que seu computador de trabalho e os dois cartões de memória continham informações confidenciais sobre os planos de segurança dos Jogos Olímpicos que a polícia municipal vem preparando.


 
Nesta quarta-feira (28), a promotoria francesa informou que os pens drives roubados não continham informações sobre “dispositivos de segurança sensíveis” para os Jogos Olímpicos, que acontecerão na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto.

“É importante esclarecer que continha apenas notas sobre a circulação em Paris durante os Jogos Olímpicos e não sobre dispositivos de segurança sensíveis”, apontou o Ministério Público, que à imprensa lamentou “publicações precipitadas”.

A Prefeitura de Paris informou que fez as alterações necessárias para evitar uma intrusão em seu sistema de informação após o roubo.

A Câmara Municipal de Paris, por sua vez, informou que tomou novas precauções para evitar possível invasão dos seus computadores a partir dos equipamentos roubados. Paris mobilizará 2 mil policiais municipais para a chegada dos estimados 15 milhões de turistas para o evento esportivo. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.