Ministério Público espanhol pede a prisão de Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid

 
Técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti rompeu esta quarta-feira (6) com problemas extracampo. O treinador da equipe merengue é acusado pelo Ministério Público espanhol de fraudes fiscais, que requereu pena de prisão de quatro anos e nove meses.

O ponto de partida para a investigação foi a primeira passagem do técnico italiano pelo Real Madrid. Em 2013, Ancelotti assinou contrato de três anos com o clube espanhol, com duração até o primeiro semestre de 2016. Contudo, o contrato foi rescindido em maio de 2015.

O contrato especificava a remuneração que Ancelotti teria ao longo de três anos, além de valores referentes a direitos de imagem. Porém, para evitar cobranças de tributos em sua parte dos direitos de imagem, o treinador se valeu de intrincada rede de trusts e offshores, cedendo-os à empresa Vapia Limited, das Ilhas Virgens, por período de dez anos, com valor estimado em 25 milhões de euros.


 
Com essa manobra, Carlo Ancelotti teria simulado a transferência dos direitos de imagem para empresas sediadas fora do território espanhol, ocultando os beneficiários. Diante desse quebra-cabeças financeiro, a Fazenda Pública da Espanha ficou à margem da situação. Em 2014, o técnico informou à direção do Real Madrid que no controle de sua representação estava a Vapia LLP, com sede em Londres, não a Vapia Limited.

“Desta forma, o arguido utilizou a empresa Vapia LLP para que esta se apresentasse formalmente ao Real Madrid como titular dos direitos de imagem, embora nem sequer os tivesse sido formalmente atribuídos, uma vez que o referido contrato de transferência de 1 de julho de 2013 era com a Vapia Limited.” afirma o MP espanhol.

A Procuradoria Provincial de Madri colocou números nas dívidas do quatro vezes campeão máximo europeu como treinador. Segundo as informações, o erário foi fraudado em 2014, no valor de 386.361 euros, e em 2015, em 675.718 euros. O total, portanto, alcança a casa dos sete dígitos: 1.062.079 euros – equivalente a R$ 5,7 milhões na cotação atual.

Por enquanto, Carlo Ancelotti está livre para continuar à frente do Real Madrid. Nesta quarta-feira, aniversário do clube madrilenho, Ancelotti comandará a equipe na partida de volta das oitavas de final da Champions League. O Real Madrid recebe o RB Leipzig no Santiago Bernabéu, às 17h (horário de Brasília), tendo vencido no confronto de ida por um gol a zero. A equipe espanhola precisa apenas de um empate para passar às quartas de final.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.