Historiadora Lilia Schwarcz é a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras

 
Lilia Katri Moritz Schwarcz, historiadora e antropóloga, é a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em eleição realizada nesta quinta-feira (7), Schwarcz foi escolhida para ocupar a cadeira número 9, sucedendo o diplomata Alberto da Costa e Silva, falecido em novembro.

Reconhecida por imprescindíveis contribuições à historiografia e antropologia brasileiras, Lilia Scwharcz concorria com o diplomata e escritor Edgard Telles Ribeiro, a escritora Chirles Oliveira Santos, o ex-senador Ney Suassuna e Antônio Hélio da Silva.

A vaga na ABL atraiu o interesse de nomes conhecidos da cultura nacional. A escolha de Schwarcz pela ABL reforça o compromisso da instituição com a promoção de intelectuais com significativo legado para a literatura e a cultura brasileiras. A historiadora, conhecida por suas análises profundas sobre o Brasil Império e questões raciais, emprestará à ABL vasta experiência acadêmica e literária.

Presidente da ABL, Merval Pereira destacou a importância da eleição de Schwarcz, frisando que, embora a ABL tenha perdido dois grandes historiadores recentemente, a instituição está “trazendo uma grande historiadora para suprir esta lacuna”.

“Não é uma vaga de historiador – não temos aqui vagas de historiadores, mas é importante manter a nossa tradição de termos os maiores historiadores brasileiros. Lilia já chega com uma tarefa, que é dar continuidade à iconografia de Machado de Assis. Queríamos mais mulheres, porque perdemos recentemente várias de nossas confreiras e tínhamos uma dívida com a representatividade da mulher.”


 
Arnaldo Niskier enfatizou a perda de Alberto da Costa e Silva, “que foi grande historiador e grande acadêmico”, mas celebrou a chegada de Schwarcz, esperando que “seja uma grande acadêmica.”

O acadêmico Domício Proença Filho, professor e pesquisador em língua portuguesa e literatura brasileira, também destacou a eleição de Lilia Schwarcz, afirmando que a chegada de uma “grande antropóloga e historiadora é de grande importância para a ABL”, pois “dará uma contribuição muito grande a diversos temas importantes e também para os problemas que Alberto da Costa e Silva se importava.”

Crítica literária, pesquisadora e grande pensadora do feminismo brasileiro, Heloísa Teixeira exaltou a eleição de Schwarcz, destacando o aumento da representatividade feminina na ABL: “Estou muito feliz. A bancada das mulheres está aumentando e a Lilia vai aprontar!”

Quem é

Lilia Moritz Schwarcz é uma das figuras mais proeminentes da academia brasileira, com um trabalho extenso em história e antropologia, focando especialmente na sociedade brasileira.

Professora titular da Universidade de São Paulo (USP) e professora visitante na Universidade de Princeton (New Jersey), ela é autora de vários trabalhos importantes, incluindo “As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos”, que conquistou o Prêmio Jabuti de literatura.

Seu trabalho é marcado pelo exame crítico das estruturas raciais e da formação da identidade nacional brasileira, abordando o racismo, a escravidão e o período imperial do Brasil. A eleição da nova imortal proporcionará à ABL a oportunidade de continuar e aprofundar o diálogo sobre a cultura e a história brasileiras.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.