Incêndios e disputa no União Brasil

(*) Gisele Leite

O Partido União Brasil está no olho do furacão e de incêndio… há pouco tempo a legenda partidária era liderada por Luciano Bivar, e desde seu surgimento em 2022, passou a ser liderado por Antônio Rueda, depois de uma eleição interna. Aparentemente, foi esse o motivo para uma verdadeira disputa pelo poder na sigla que terá quinhentos e dezessete milhões de fundo partidário em 2024.

Se no passado, Bivar e Rueda eram amigos e aliados, passaram a ser inimigos e rivais. O ex-presidente da UB chegou a trancar as portas da sede do partido para que o novo presidente não entrasse. E, segundo testemunhas, Bivar fora filmado ameaçando Rueda e a família de morte.

E, tais gravações forma entregues à Polícia Civil do DF. E, com isso, Rueda decidiu levar sua família para fora do país e, em 11 de março recebeu uma ligação e, soube que tanto a casa de praia dele como a da irmã, que é a atual tesoureira do partido estavam pegando fogo.

Tais imóveis situam-se na Praia do Toquinho, em Pernambuco, o berço político de Bivar. E, a destruição foi quase total. E, com esse tenso clima interno, alguns representantes do partido acusaram Bivar de estar envolvido no crime. Até o momento nada foi confirmado, mas se o for, entraremos uma irremediável e inaceitável nível de violência política no país.

Aliás, o secretário-geral do partido, ACM Neto, referindo-se ao episódio como grave e pediu investigação. A seu turno, Bivar sugeriu que o incêndio não passaria de mero golpe do seguro.

Enfim, convém recordar que o nascimento do União Brasil se deu em face da fusão entre o DEM e o PSL, partido que elegeu Bolsonaro em 2018 e, com a união dos dois partidos, a sigla União Brasil se tornou uma das maiores bancadas do Congresso Nacional e que controla três ministérios no atual governo. Tem a terceira maior bancada da Câmara, com cinquenta e nove deputados.

Dado o seu tamanho, possui uma fatia bilionária do Fundo Partidário, o que torna o comando do partido alvo de cobiça dos políticos, ainda mais em um ano de eleições. Também tem sete senadores e três ministros no governo Lula.

O atual Governador de Goiás, Ronaldo Caiado anunciou, recentemente, que o União Brasil apresentará uma denúncia contra Luciano Bivar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Afirmou que a sigla pedirá a cassação do mandato de deputado federal de Bivar.

David Alcolumbre já no governo Lula, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que é o principal colegiado da Casa, construiu novas pontes e foi fiador de votações essenciais do Planalto, como a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para colegas do Senado, Davi Alcolumbre já está em campanha para suceder a Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no comando da Casa. Sendo apontado como favorito para presidir a Casa.

Os alentados episódios, recordou-me 18 de julho de 64 d.C. quando Nero, imperador romano, foi responsável pela primeira perseguição aos cristãos, sendo acusado de ter provocado famoso incêndio que destruiu dois terços de Roma.

Afinal, Nero queria construir uma Nova Roma à sua imagem e semelhança. E, assistiu a tudo da Torre de Mecenas, no Monte Esquilino, cantando e tocando lira. Colocou a culpa nos cristãos que já eram bem odiados e, a partir daí começaram a ser perseguidos e, ainda a tradição cristã afirmou que foi Nero que mandou crucificar o apóstolo Pedro e, ainda decapitar o apóstolo Paulo.

Existem, em verdade, várias versões sobre a causa do incêndio, mas a mais narrada é a de que os moradores que habitavam as construções de madeira usavam o fogo para se aquecer e se alimentar e, por algum acidente, o fogo se alastrou. E, para piorar a situação, os ventos fortes arrastaram o fogo para a cidade.

Todavia, o fato de, posteriormente, ter usado seus agentes para adquirir, a preço vil, terrenos nas imediações de seu palácio, com a provável intenção de ampliá-lo, tornou-o suspeito, junto ao povo, de ter responsabilidade no sinistro. Conclui-se que a ferrenha crise do União Brasil tende a afastar o atual governo federal do partido e, aproximá-lo do PP. Será que conheceremos mais cinzas no futuro?

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.