Motivos para a prisão de Bolsonaro há de sobra, mas STF decretará no momento adequado

 
Mentor intelectual e líder de um golpe de Estado que fracassou por conta de oficiais militares que se recusaram a aderir ao plano de abolição da democracia e do Estado de Direito, Jair Bolsonaro continua alimentando o discurso mentiroso de que é vítima de perseguição. Esse comportamento faz com que o a ideia golpista continue fermentando no pensamento da súcia que o apoia, a qual faz declarações que ultrapassam os limites do bom-senso e da verdade dos fatos.

As investigações da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, avançam e cada vez mais fecham o cerco no entorno de Bolsonaro. Como já afirmamos em diversas matérias, o ex-presidente será condenado e preso, gostem ou não seus radicais apoiadores.

Questão de tempo, a prisão de Jair Bolsonaro tem sido objeto de diversos órgãos de imprensa, que recorrem a especialistas em Direito Penal para embasar reportagens e opiniões. A legislação penal é clara em relação ao tema e a prisão preventiva de Bolsonaro já poderia ter ocorrido, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) tem agido com a devida cautela para não provocar uma convulsão social.

Na verdade, Bolsonaro e seus apoiadores mais próximos trabalham com a hipótese de prisão para alavancar um projeto político que flerta com o golpismo diuturnamente. Diante da proximidade das eleições municipais, o STF pode estar aguardando o pleito de outubro próximo para decretar a prisão de Bolsonaro e seus comparsas. A decretação de prisão no momento representaria impulso ao projeto político do bolsonarismo.

Motivos para a decretação da prisão preventiva de Bolsonaro existem de sobra. O artigo 312 do Código de Processo Penal é claro a definir as condições para a decretação da prisão preventiva. “A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado”, destaca o artigo.

Não é preciso doses extras de raciocínio para constatar que Bolsonaro atenta contra a ordem pública por intermédio de seus sequazes, como o pastor Silas Malafaia, que assumiu o papel de afrontar o STF por causa das investigações da Tempus Veritatis. Além disso, não se pode negar a existência de “indício suficiente de autoria” – na realidade há provas incontestes – e do “perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado”.

Intramuros, a maioria dos ministros do STF reconhece que não há clima no momento para a prisão de Bolsonaro, mas vale ressaltar que base legal para a decretação existe de forma inconteste. O ex-presidente, orientado por advogados, tem procurado não ultrapassar as fronteiras da razoabilidade, ao mesmo tempo em que transfere a pessoas próximas a tarefa de desafiar a lei e a Justiça.

Como já destacado acima, a prisão do ex-presidente é questão de tempo, mas pode ser antecipada caso ele decida “esticar a corda”. Porém, alguns de seus parceiros no plano golpista correm o risco de ir para a cadeia antes do líder. É o caso do general da reserva Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro, que atacou os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, Marco Antônio Freire Gomes e Carlos de Almeida Baptista Júnior, respectivamente.

Em depoimento à Polícia Federal na condição de testemunhas, Freire Gomes e Baptista Júnior afirmaram que o ex-presidente apresentou aos comandantes das Forças Armadas um plano de golpe de Estado, proposta rechaçada por ambos. Na ocasião, Braga Netto usou termos como “cagão” e “traidor” para atacar os dois ex-comandantes. Faz-se necessário lembrar que Braga Netto submergiu depois da deflagração da Tempus Veritatis.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.