Após acusação de fraude e corrupção, Lula deveria repetir Itamar Franco e afastar o chefe da Casa Civil

 
Na Roma Antiga, a honestidade de Pompeia Sula, segunda esposa do imperador Júlio César, foi alvo de polêmicas e discussões que contaminaram a opinião pública de então. A partir desse fato surgiu o dito popular “a mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”.

Tal conceito não se aplica à política brasileira, onde as aparências enganam e a realidade é estarrecedora. Nesta quarta-feira (3), um assunto fez balançar as estruturas do Palácio do Planalto. Chefe da Casa Civil, o petista Rui Costa é citado em inquérito da Polícia Federal (PF) sobre a compra de respiradores no auge da pandemia de Covid-19 no Brasil

O Consórcio Nordeste, grupo composto por estados governados por petistas e aliados, comprou respiradores chineses por R$ 48 milhões, com pagamento antecipado, prática que supostamente era garantia da entrega equipamentos. À época, com a escalada da pandemia e o aumento das internações, a disputa global por respiradores era enorme.

Como estabelece a legislação, a emergência em saúde dispensa licitação, mas os equipamentos jamais foram entregues. Palanque político, como sempre, a CPI instalada para investigar escândalos relacionados à pandemia de Covid-19, de fato não tinha competência legal para tratar de temas da responsabilidade das Assembleias Legislativas.

A empresa Hempcare foi escolhida para importar os respiradores chineses. Sócia da Hempcare, Cristiana Taddeo passou a ser investigada e firmou acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal. No âmbito da delação, Taddeo citou os nomes de dois intermediários, um deles com suposta amizade com a mulher de Rui Costa, então governador da Bahia. A delatora afirmou ter repassado R$ 11 milhões aos intermediários, com direito a apresentação de extratos bancários e “prints” de mensagens trocadas com o ex-governador.


 
Em depoimento à PF, Bruno Dauster, então chefe da Casa Civil do governo de Rui, afirmou que foi incumbido pelo chefe a contatar a dona da Hempcare. Dauster revelou aos investigadores que o próprio Costa lhe forneceu o contato da Hempcare. No contraponto, o agora chefe da Casa Civil alega que foi seu o pedido para que o caso fosse investigado.

A Constituição Federal, no artigo 5º inciso LVII, garante a todos os cidadãos a presunção de inocência até o trânsito em julgado de sentença condenatória. Independentemente da alegada inocência de Rui Costa, o presidente da República tem muito mais a preservar do que a amizade com o companheiro de legenda: o próprio governo.

O presidente Lula poderia seguir o exemplo de Itamar Franco, que diante de denúncias de corrupção no governo preferiu afastar o amigo Henrique Hargreaves, então chefe da Casa Civil, ao mesmo tempo em que deu “carta branca” à Polícia Federal para seguir com as investigações.

Itamar tomou a acertada decisão não apenas para preservar o próprio governo, mas também para não manchar a trajetória política de Hargreaves, seu amigo de longa data. Com a conclusão das investigações, sem que ficasse comprovado o aludido caso de corrupção, Henrique Hargreaves retornou ao comando da Casa Civil, ainda mais forte em termos políticos.

Na opinião do UCHO.INFO, Rui Costa está longe de ser o melhor nome para chefiar a Casa Civil, mas Lula poderia repetir o saudoso Itamar, preservando o governo e o companheiro. Até porque, Pompeia Sula fez história.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.