Banido do futebol, ex-cartola Luis Rubiales é preso na Espanha acusado de corrupção

 
Ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales foi detido nesta quarta-feira (3) pela polícia no aeroporto de Madrid, no escopo de investigação que apura irregularidades em contratos firmados durante o período em que ele chefiou a entidade.

Rubiales, que regressava de viagem à República Dominicana, prestou depoimento ainda dentro do aeroporto e foi liberado logo depois, informou a Guarda Civil.

De acordo com uma emissora de rádio espanhola, os policiais também estiveram na República Dominicana, revistando os locais onde Rubiales se hospedou e apreenderam um laptop e um celular.

Sob suspeita está um acordo, no valor de 120 milhões de euros (R$ 657,9 milhões), para realizar a Supercopa da Espanha na Arábia Saudita, negociação que envolveu Rubiales e a Kosmos, empresa do ex-jogador Gerard Piqué (FC Barcelona). Em conversas vazadas, ambos teriam discutido comissões milionárias, o que ensejou a abertura de investigação em 2022.

A lista de crimes investigados inclui corrupção, negligência administrativa e lavagem de dinheiro. Sete pessoas foram presas pelo Judiciário espanhol desde o início das apurações na RFEF.

Rubiales – que, assim como Pique, nega as acusações – deveria ter sido detido ainda no final de março, quando a polícia fez uma operação de busca e apreensão em escritórios da RFEF e em outros imóveis, incluindo a casa do ex-cartola em Granada.


 
Matérias relacionadas
. Presidente da Federação Espanhola de Futebol se desculpa por beijar atleta campeã em Sidney
. Ex-presidente da Federação Espanhola é banido do futebol por três anos
. Rubiales pode pegar dois anos e meio de prisão por beijo forçado

Processo por agressão sexual

O ex-presidente da RFEF deixou o cargo em setembro do ano passado, após o polêmico beijo na boca que deu na jogadora da seleção feminina espanhola Jenni Hermoso – segundo ela, uma ação não consensual –, após a vitória da equipe no Mundial, diante de todo o estádio e da imprensa que acompanhava a cerimônia de entrega de medalhas.

Após tentar convencer a própria jogadora e a opinião pública de que o gesto havia sido consensual e trivial, o ex-dirigente acabou banido do esporte por três anos por decisão da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Hermoso também denunciou Rubiales à Justiça, que agora julgará o ex-cartola por agressão sexual e coerção, o que pode lhe render uma sentença de dois anos e meio de prisão. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.