Chanceler argentina manda pelos ares ajuda populista e irresponsável oferecida por Milei a Elon Musk

 
Eleito presidente da Argentina no vácuo de avalanche de promessas, muitas das quais impulsionaram a tragédia social enfrentada pela maioria dos argentinos, Javier Milei tem dificuldades para lidar com crise econômica emoldurada por inflação na casa de 280% (índice registrado em março, no acumulado de doze meses) – somente nos quatro primeiros meses do atual governo argentino, a inflação acumulada chegou a 90%. Populista desenfreado, Milei agora recorre a factoides para tentar distrair uma população faminta.

Em recente viagem aos Estados Unidos, Javier Milei reuniu-se com o empresário Elon Musk – dono da rede social X, da Tesla e da Space X –, ocasião em que ofereceu ao bilionário sul-africano ajuda para distensionar o embate com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Milei também propôs a Musk a transferência da operação brasileira da plataforma X para a Argentina

Como afirmamos em matéria anterior, Moraes, de forma inadvertida, proporcionou palco a um descontrolado que acredita ser o próprio dinheiro senha para afrontar regimes democráticos. Por outro lado, como também destacamos, todo juiz deve se manifestar apenas nos autos. Qualquer manifestação fora dos autos é fruto de histrionismo e pode comprometer a tramitação do processo.

Em relação à ajuda oferecida a Musk, o presidente argentino deveria saber que não lhe cabe interferir em assuntos internos de outras nações, principalmente em questões que envolvem o Judiciário. O máximo que Milei poderia ter feito é aconselhar o dono da rede social X para evitar as esparrelas da horda que apoia o golpista Jair Bolsonaro.


 
Nesta segunda-feira (15), durante reunião com o chanceler Mauro Vieira, no Itamaraty, a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, afirmou que o governo Milei jamais interferirá em processos judiciais de outros países.

“Os temas internos e posições de cada país são próprios de cada país. O governo argentino jamais vai interferir nos processos democráticos ou judiciais de cada país. Confiamos na Justiça de cada país, nós defendemos a liberdade de expressão de todos”, declarou Mondino.

Quanto a Elon Musk, não é da sua alçada a indicação de ministros às instâncias superiores do Judiciário brasileiro. Questionar a indicação de Cristiano Zanin Martins ao STF é no mínimo intromissão em prerrogativa do presidente da República. Por ocasião da indicação de Zanin ao STF, o UCHO.INFO se posicionou contra e afirmou que há no País muitos juristas com cabedal de sobra para o cargo.

Alimentado por informações distorcidas repassadas pela súcia bolsonarista, que continua alimentando a tese de um golpe de Estado, Musk não se preocupou em questionar a indicação de alguém “terrivelmente evangélico” para o Supremo, indicação feita por Bolsonaro, que em várias ocasiões afirmou ter nas mãos 20% do STF.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.