Kamala Harris já conquistou número suficiente de delegados para ser candidata

 
Vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris já garantiu o apoio de um número suficiente de delegados para assegurar a indicação da candidatura do Partido Democrata na eleição presidencial norte-americana, de acordo com levantamentos da agência de notícias AP e das emissoras CNN e CBS News.

Até a noite de segunda-feira (22), Harris tinha o apoio de pelo menos 2.579 delegados democratas, de acordo com a contagem da AP, bem mais do que os 1.976 delegados de que ela precisará para ficar com a vaga já no primeiro turno de votação.

Nenhum outro potencial pré-candidato foi nomeado pelos delegados contatados pela AP, deixando, por enquanto, o caminho livre para que a atual vice-presidente dos Estados Unidos seja indicada para enfrentar o rival do Partido Republicano, o ex-presidente Donald Trump, em novembro.

Representações de pelo menos 27 estados americanos emitiram declarações de que todos os seus delegados apoiam Harris, de acordo com a CBS. O congressista californiano Robert Garcia fez anúncio semelhante. “A Califórnia acaba de votar por unanimidade a nomeação de Kamala Harris para presidente. Os nossos delegados colocaram a vice-presidente acima do número necessário para ser a nossa nomeada na convenção”, afirmou.

Formalização apenas na convenção

Essas promessas de apoio dos delegados são, porém, por enquanto uma demonstração simbólica de endosso a Harris, já que os delegados ainda podem mudar de opinião.

A Convenção Nacional Democrata está programada para ser realizada de 19 a 22 de agosto em Chicago, mas o partido anunciou que realizaria uma votação nominal virtual para indicar formalmente Harris antes do início dos procedimentos presenciais.


 
Matérias relacionadas
. Biden desiste de concorrer à reeleição e declara apoio à vice Kamala Harris
. Principais concorrentes de Kamala Harris entre os democratas desistem de concorrer à Casa Branca

Um comitê deverá se reunir ainda esta semana para finalizar seu processo de indicação com uma votação virtual já em 1º de agosto, anunciou o partido na segunda-feira, com o processo concluído até 7 de agosto.

“Podemos e seremos rápidos e justos ao executarmos essa indicação”, disse Jaime Harrison, presidente do Comitê Nacional Democrata.

Harris só será oficialmente a candidata presidencial do Partido Democrata quando houver uma votação dos delegados. Outros candidatos poderão ser indicados se obtiverem as assinaturas de indicação de pelo menos 300 delegados, e não mais do que 50 de um único estado.

O partido disse que a votação nominal virtual contaria com várias rodadas de votação dos indicados se vários candidatos atingissem o limite de qualificação.

No caso de apenas um candidato, provavelmente Kamala Harris, atingir o limite de 300 assinaturas, a votação virtual poderá ocorrer já no dia 1º de agosto, disseram autoridades do partido. Se houver vários candidatos, a votação ocorrerá dias depois, mas será concluída até 7 de agosto.

Se a indicação de um candidato ocorrer de forma virtual no início de agosto, a convenção democrata passará a ser um evento meramente cerimonial. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.