Bombardeio israelense no centro de Beirute deixa 22 mortos e mais de 100 feridos

Bombardeios israelenses em duas áreas diferentes no centro da capital do Líbano, nesta quinta-feira (10), mataram 22 pessoas e deixaram ao menos 117 feridos, segundo o Ministério da Saúde do país.

O ataque teve como alvo pelo menos um membro sênior do Hezbollah, de acordo com fontes de segurança ouvidas pela agência Reuters. Ainda não se sabe quem eram os membros do Hezbollah que eram alvos de Israel.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, um dos locais atingidos foi um prédio de oito andares no bairro de Ras al-Nabaam na região central de Beirute. O ataque atingiu a parte inferior do edifício e explosões continuavam ocorrendo dentro do edifício, informou um fotógrafo da AP. Várias ambulâncias chegaram ao local.

O segundo ataque, no bairro de Burj Abi Haidar, derrubou um prédio inteiro, imediatamente tomado pelas chamas.

Após o ataque, três fontes de segurança disseram à agência Reuters que Wafiq Safa, membro sênior do grupo extremista, sobreviveu à tentativa de assassinato israelense.

Um grande incêndio ardia nos locais atingidos enquanto equipes de resgate usavam lanternas manuais para procurar sobreviventes nos escombros, de acordo com vídeos transmitidos pela televisão al-Manar do Hezbollah.

Até o momento, Israel não se pronunciou sobre os ataques aéreos no centro de Beirute. Nas últimas semanas, as forças israelenses têm lançado ataques aéreos quase diários nos subúrbios do sul de Beirute, onde fica o QG do Hezbollah, mas ataques no centro da capital são raros. Os bairros centrais bombardeados nesta quinta-feira foram atingidos pela primeira vez por Israel.

O governo israelense alega que os ataques têm como alvo estruturas militares do grupo extremista e geralmente emite ordens de evacuação para a população dos locais visados minutos antes de realizar bombardeios. Em suma, o governo de Benjamin Netanyahu, conhecido criminoso de guerra, alerta a população minutos antes dos bombardeios, como se em tempo exíguo civis pudessem deixar suas casas.

Os bombardeios no centro de Beirute ocorrem enquanto o Exército israelense continua a atacar alvos do Hezbollah em todo o Líbano. Mais cedo, o Exército israelense emitiu novos avisos de evacuação para o sul da cidade, incluindo prédios específicos, e havia alertado os civis libaneses para não retornarem às suas casas no Sul, a fim de evitar danos decorrentes dos combates.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.