Horas após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser submetido a cirurgia de emergência para a retirado de um coágulo no cérebro, fruto do acidente doméstico que sofreu no Palácio da Alvorada, em Brasília, surgiu em cena o discurso de ódio.
O bolsonarismo vocifera aos quatro cantos o mantra fascistóide “Deus, pátria e família”, mas torceu pelo insucesso do tratamento médico-hospitalar a que foi submetido o petista. Em outras palavras, passou a apostar na morte do presidente da República.
Esse movimento macabro contou com o apoio rasteiro de alguns setores da imprensa, que passaram a divulgar informações conspiratórias no campo da medicina. Comportamento que não surpreende, pois a publicação de informações falsas e notícias polêmicas tornou-se fonte de renda para muitos veículos de comunicação.
Enquanto a maledicência da extrema-direita ganhava terreno, alguns operadores do Direito, em especial advogados, decidiram disseminar a tese de que a internação de Lula fazia parte de um plano para colocar a primeira-dama Rosângela “Janja” da Silva na Presidência da República.
Causa engulhos o fato de advogados, que em tese deveriam ao menos saber tópicos importantes da Constituição Federal, difundirem uma possibilidade declaradamente inconstitucional. No caso de impedimento ou ausência do presidente da República, assume o posto o vice-presidente, nesse caso Geraldo Alckmin. É o que determina o artigo 79 da Constituição.
O artigo 80 da CF é claro ao estabelecer: “em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal”.
De acordo com o parágrafo 1º do artigo 81 da Carta Magna, “ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei”.
Quando a informação falsa e criminosa chegou ao UCHO.INFO, imediatamente tomamos providências para, em efeito reverso, desfazer tamanha sandice. Mesmo assim, alguns advogados alegaram que apenas repassaram informações recebidas de terceiros.
Lula teve alta hospitalar e permanecerá na capital paulista até a próxima quinta-feira (19), quando passará por nova avaliação médica e, a depender dos resultados, seguirá para Brasília e retomará as atividades e os compromissos presidenciais, sem viagens internacionais longas.
Causa espécie nesse movimento de “torcida contra” o fato de que os golpistas, liderados pelo falso mito Jair Bolsonaro, falam em “Deus acima de tudo” e “jogar dentro das quatro linhas da Constituição”. Em suma, farsa é o prato predileto da súcia bolsonarista.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.