Trump e Zelensky

(*) Gisele Leite

Um bate-boca com ecos poderosos pode prenunciar a terceira guerra mundial. No salão oval da Casa Branca, Trump e Zelensky mantiveram um debate acalorado co direito a gritos e acusações. A princípio, a reunião em Washington destinava-se a assinatura de acordo para exploração de recursos minerais na Ucrânia.

Mas, o encontro desandou e resultou em briga. Aliás, uma questão assustadora que foi a ausência do corpo diplomático e dos assessores de Relações Internacionais, pois o nível underground dominou a cena e, foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da Casa Branca. Em seguida, a coletiva de imprensa fora cancelada e o acordo não foi assinado.

Trump acusou o Presidente da Ucrânia de ser desrespeitoso, ademais Trump impôs que o Presidente da Ucrânia deve ser grato. E, Zelensky insistiu que os EUA devem dar apoio a força de paz europeia enviada depois de acordo de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia.

Elevando ainda mais o tom, Trump vociferou afirmando que: – “Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial”. E, ainda alegou que a Ucrânia fora culpada pela invasão russa, ao afirmar que o ucraniano se permitiu ficar em posição muito ruim.

Cumpre lembrar que a Rússia invadiu cerca de vinte por cento do território da Ucrânia de forma violenta e cruel.

Em nota posterior emitida pelo governo dos EUA, Trump deixou evidente que dispensou Zelensky da Casa Branca e que só deverá voltar quando tiver pronto para a paz.

Mesmo depois da desastrosa reunião, Trump alegou que a reunião fora muito significativa e, aprendemos muito que jamais poderia ser entendido sem uma conversa sob tanto fogo e pressão. Ao final, afirmou que o Presidente da Ucrânia desrespeitou os EUA em seu estimado Salão Oval…

Chego a acreditar que a geometria do salão convulsionou as mentes e os diálogos que deveriam ser exitosos e não desastrosos. Aguardemos cenas dos próximos capítulos… Nenhuma guerra ainda mais de expressão mundial trará bons presságios.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.