Após percorrer as ruas de Roma, o corpo do Papa Francisco foi levado à Basílica de Santa Maria Maggiore para ser sepultado. Desta vez, a cerimônia foi privada, longe da vista do público. O camerlengo, cardeal Kevin Farrell, liderou a cerimônia reservada no local.
A parte final do funeral contrastou com a etapa da Praça São Pedro e a reunião de poderosos líderes internacionais. O caixão de Francisco foi recebido nos degraus da Basílica de Santa Maria Maggiore por um grupo de 40 pessoas formado, segundo a Igreja, por “pessoas pobres e marginalizadas”, que seguravam rosas brancas.
Neste grupo estavam moradores de rua, detentos, imigrantes venezuelanos e curdos – incluindo muçulmanos –, além de pessoas transgênero. Todos foram selecionados pelo Vicariato de Roma como um símbolo da missão de inclusão do falecido papa.
Em 2013, três dias após ser eleito papa, Francisco afirmou: “Como eu gostaria de uma Igreja pobre, para os pobres!”.
No mesmo ano, Francisco surpreendeu com uma missa na Quinta-feira Santa em uma penitenciária de Roma. Levando uma tradição que já mantinha quando era arcebispo de Buenos Aires, lavou os pés de 12 jovens infratores detidos, incluindo duas meninas, uma cristã e uma muçulmana, em um gesto inédito. “Quem está no ponto mais alto deve servir aos outros”, afirmou na ocasião.
Matéria relacionada
. O último adeus ao Papa Francisco
Um dos pedidos de Francisco antes de sua morte foi que ele fosse enterrado em um túmulo simples no chão, constando apenas a inscrição “Franciscus”, a versão latina do nome que ele escolheu.
Em contraste com outros papas, Francisco não encontrou seu lugar de descanso eterno na Basílica de São Pedro, mas na Santa Maria Maggiore, no centro de Roma, conforme ele próprio estipulou em testamento. Com isso, Francisco se tornou o primeiro papa em mais de 100 anos a ser sepultado fora do Vaticano.
Período de luto e conclave
Concluído o sepultamento de Francisco, começou neste sábado um período de nove dias de luto conhecido como Novendiales, que incluem missas e homenagens na Basílica de São Pedro. Essa fase continuará até 4 de maio, para homenagear o pontífice.
Decorrido o prazo de nove dias, o conclave dos cardeais eleitores pode ser convocado para escolher um sucessor, num prazo que não poderá exceder os 20 dias a contar da morte do papa. Dessa forma, o provável é que o processo de escolha do sucessor comece entre 5 e 10 de maio.
A palavra conclave vem da junção dos vocábulos em latim “cum” (com) e “clavis” (chave), ou seja, uma sala fechada à chave.
Cardeais do mundo todo se reunirão em uma assembleia secreta na Capela Sistina, no Vaticano, sob regras rígidas que começaram a ser desenvolvidas no século 13. O seleto grupo de eleitores fará um juramento em que promete manter segredo sobre a votação e ficará proibido de ter contato com o mundo externo.
O caráter reservado da reunião dificulta uma previsão sobre a duração do pleito, mas a escolha de Jorge Bergoglio para o papado, em 2013, aconteceu pouco mais de 24 horas do início dos rituais. No conclave mais longo da história recente, em 1922, a decisão final demorou 5 dias. (Com agências internacionais)
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.