Energia foi restabelecida em 60% da Espanha e de Portugal; causa foi desconexão do sistema da França

A semana começou no escuro em parte da Europa, com foco na Espanha e em Portugal, países onde um apagão de energia provocou caos em vários setores. Vencidos os primeiros obstáculos causados pelo blecaute, a energia foi restabelecida em 61% do território espanhol. Em Portugal, a situação está se normalizando. Mesmo assim, os governos de Madrid e de Lisboa não descartam uma terça-feira ainda marcada pelo caos.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, pediu aos espanhóis, na segunda-feira (28), para que evitassem deslocamentos desnecessários e usassem o telefone em casos de emergência. O apagão afetou os sistemas de transporte, abastecimento e logístico do país europeu.

Sánchez disse que ainda não é possível identificar as causas do apagão, o pior da história espanhola, mas foram descartadas as hipóteses de ataque cibernético e fenômeno atmosférico. “As causas ainda estão sendo estudadas. É melhor não especular”, disse o primeiro-ministro, ressaltando que é importante confiar somente em informações oficiais.

Matéria relacionada
. Apagão de energia atinge Portugal, Espanha e França

Em Portugal, a companhia Redes Energéticas Nacionais (REN) atribuiu o blecaute a um raro fenômeno atmosférico, decorrido de variações térmicas no interior da Espanha. O Centro Nacional de Cibersegurança português emitiu comunicado afirmando não haver indícios de que a interrupção tenha sido causada por um ataque cibernético.

O governo português afirmou que a queda de energia teria sido provocada por problemas externos ao país, disse o ministro Leitão Amaro à agência de notícias nacional Lusa. “Parece que foi um problema com a rede de distribuição, aparentemente na Espanha. Ainda está sendo apurado”, afirmou.

O apagão atingiu toda a Espanha e Portugal, incluindo as respectivas capitais, interrompendo o fornecimento de energia em redes de metrô, linhas telefônicas, semáforos e caixas eletrônicos. De acordo com a distribuidora portuguesa E-Redes, o apagão também afetou partes da França.

Apesar da cautela adotada por autoridades dos dois países em relação às causas do problema, o apagão teve como origem uma desconexão com o sistema elétrico da França. A explicação foi dada por Eduardo Prieto, diretor do operador elétrico da Espanha.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.