Palácio do Planalto erra ao blindar Carlos Lupi e o irmão de Lula na CPMI do INSS

Qualquer escândalo envolvendo autoridades ou que resvala no governo deve ser minuciosamente apurado, independentemente de quem esteja no poder. Consumado o desmando, nenhuma corrente ideológica pode funcionar como trincheira para os violadores da lei.

Nesta quinta-feira (16), a Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga descontos irregulares em aposentadorias e pensões do INSS rejeitou, por 19 votos a 11, requerimento de convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico. Também foi retirado de pauta pedido de quebra de sigilo de Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência.

Irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das entidades investigadas pela CPMI. Ele é um dos principais alvos da oposição, que tenta desgastar o governo por meio do irmão do presidente.

As quebras de sigilos telefônico, telemático (referente às comunicações, como trocas de mensagens), bancário e fiscal de Lupi, além da elaboração de um relatório sobre as transações financeiras do ex-ministro, foram retiradas de pauta depois de acordo entre o representante do governo, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).

O resultado da sessão desta quinta-feira da CPMI é fruto de pontual e exitosa articulação do governo no Congresso Nacional, mas ignora sobremaneira a necessária transparência que deve prevalecer em qualquer investigação.

Quando o presidente da República ordena que o próprio irmão deve ser poupado, por certo há muito a ser investigado. Considerando a possibilidade de Frei Chico ser inocente, que ele compareça espontaneamente para prestar esclarecimentos. O problema maior está na fanfarronice que sempre marca as CPIs.

Ao presidente Lula falta a coragem de Itamar Franco, que afastou Henrique Hargreaves do comando da Casa Civil, ao mesmo tempo em que deu à PF “carta branca” para investigar denúncias de corrupção. Tempos depois, sem que a PF tivesse encontrado qualquer indício de irregularidade, Hargreaves voltou ao posto mais forte do que antes.

Carlos Lupi e Frei Chico são melhores do que Hargreaves ou o presidente Lula teme algo? Resumindo, “o pau que bate em Chico, bate em Francisco”.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.