Em NY, Temer “doura a pílula” e diz a investidores que no Brasil “ninguém pensa que haverá autoritarismo”

O presidente Michel Temer afirmou em Nova York, em evento com empresários, que “não há risco de retorno a um sistema autoritário”. Após dizer aos investidores estrangeiros que nenhum candidato à Presidência da República “pôs em dúvida a democracia”, Temer afirmou aos jornalistas que “ninguém pensa que haverá autoritarismo” no País.

“O que eu disse claramente é que hoje não há condições para violar princípios democráticos. Ninguém pensa que haverá autoritarismo. O que vai acontecer é o cumprimento da Constituição”, disse Temer.

A declaração de Michel Temer a uma plateia de investidores estrangeiros faz contraponto à revista britânica The Economist, que há dias, em reportagem de capa, classificou o presidenciável Jair Bolsonaro como “a mais recente ameaça da América Latina”. A respeitada publicação britânica afirmou que Bolsonaro poderia colocar a democracia brasileira em risco.

A empresários, Temer afirmou que não há espaço para “alternativas” à democracia. “Não há nenhum risco de violação dos princípios institucionais no Brasil. Não há risco de retorno a um sistema autoritário, não há absolutamente nada disso”, repetiu o presidente à imprensa ao deixar o encontro.


O presidente brasileiro não poderia adotar discurso diferente, pois o Brasil entraria na espiral do colapso. É impossível não reconhecer a ameaça à democracia que representa a candidatura de Jair Bolsonaro e o seu parceiro de chapa, o general reformado Hamilton Mourão. Com o avanço das críticas às declarações absurdas de ambos, os estrategistas da campanha do presidenciável do PSL sugeriram moderação.

Sobre o fato de que “ninguém pensa que haverá autoritarismo” no Brasil, não é essa a tradução da realidade nacional, pois parte da população está preocupada com o amanhã, que pode ser uma volta a um passado recente.

Quem tem alguma intimidade com interpretação de texto sabe que Bolsonaro e Mourão são adeptos do desrespeito à democracia como forma de solucionar os muitos problemas do País, o que de chofre significa flertar com o totalitarismo que marcou a era plúmbea nacional.

Temer participou de almoço com empresários organizado em Nova York pela Brazil-U.S. Business Council. Na terça-feira (25), faz o discurso de abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).