Governo anuncia operação para repatriar brasileiros no Líbano, alvo de ataques israelenses

(SO Johnson – FAB)

 
O Governo Federal anunciou, na segunda-feira (30), que repatriará os brasileiros que estão no Líbano. De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a determinação para repatriar os brasileiros é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolará com destino a Beirute na quarta-feira (2). “A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, destaca a nota do Itamaraty.

A decisão foi tomada após o presidente Lula conversar com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no México, onde estão para acompanhar a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Vieira atualizou o presidente sobre a situação em Beirute, capital libanesa, e as conversas que teve em Nova York.

No último sábado (28), o chanceler brasileiro se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib. Os dois conversaram sobre conflito entre Israel e o grupo radical islâmico Hezbollah e trataram de detalhas do plano de repatriação de brasileiros residentes no país.


 
Início imediato

A previsão é que, no primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB), 220 brasileiros sejam retirados do país, afetado pelo conflito entre Israel e o Hezbollah.

O avião decola da Base Aérea do Galeão (RJ), com destino ao aeroporto de Beirute. Há uma escala prevista na cidade de Lisboa, em Portugal.

Aproximadamente 3 mil cidadãos brasileiros que estão no Líbano demonstraram interesse em voltar ao Brasil. A maioria é de moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute.

A região sofre com os contínuos ataques aéreos israelenses em Beirute, no sul do Líbano e no Vale do Beqaa. A situação pode escalar ainda mais após Israel iniciar uma ofensiva terrestre no sul do Líbano.

Na última semana, os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país do Oriente Médio. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.