Fluminense passa sufoco em empate com argentinos pela Libertadores

Rafael Moura – A diferença de altura do atacante Rafael Moura, do Fluminense, para o atacante Franco Niell, do Argentinos Juniors, é de 17 centímetros. Mas, para o resultado da partida de abertura da fase de grupos da Copa Libertadores da América, essa medição pouco importou: os jogadores marcaram duas vezes de cabeça para definir um empate por 2 a 2, no Engenhão. Daqui a duas semanas, o Fluminense joga novamente no Estádio João Havelange, o Engenhão, contra o Nacional (URU), no dia 23, às 21h50 (de Brasília). Já o Argentino Juniors recebe, no dia 24, o América (MEX), em casa, às 21h30 (de Brasília).

Apesar da animação de reingressar a competição continental como atual campeão brasileiro, o Flu não conseguiu presentear sua torcida. A equipe tricolor desperdiçou muitas chances em uma partida tensa pelo Grupo 3. O clube argentino chegou a estar duas vezes na frente do placar com gols aparentemente inacreditáveis de Niell, que é um dos destaques do Argentinos, mas não é conhecido por seu poderio no jogo aéreo. Ele mede 1,62m de altura.

Para compensar, Rafael Moura, de 1,89m, substituto do suspenso Fred, voltou a mostrar seu oportunismo e também balançou a rede duas vezes para o time de Muricy Ramalho. Ele tem agora quatro gols em duas partidas em seu retorno ao Flu. Apesar de atuar fora de casa, a equipe argentina não se intimidou e partiu para o ataque. Com chances para ambos os lados, os visitantes chegaram ao gol aos nos acréscimos do primeiro tempo. Após cruzamento da direita, o baixinho Niell subiu sem marcação no segundo pau para marcar. Antes, o Flu já havia escapado graças a uma intervenção precisa de André Luis para tirar a bola em cima da linha em finalização do artilheiro argentino.

No segundo tempo, em contra-ataque, aos 70 minutos, o time argentino chegou ao gol. Salcedo subiu pela direita e cruzou na área, encobrindo Diego Cavalieri, e Niell, de novo de cabeça no segundo pau, guardou. A resposta tricolor não demorou para acontecer. Dois minutos depois, após uma confusão na área, Mariano pegou uma sobra na direita e colocou na cabeça de Rafael Moura que, sozinho na pequena área, empatou.