(*) Marco Aurélio D´Eça, do Blog do Marco Aurélio –
O terrorista Osama Bin Laden, executado no último domingo (1) no Paquistão por tropas dos Estados Unidos, tem – ou teve – tênues ligações com o Maranhão. A mulher identificada por Isabel Cristina Bayma é natural de Codó, mas mudou-se desde criança para os Estados Unidos.
Lá, conheceu o irmão de Bin Laden, Khalil Mohammed Bin Laden, quando ambos estudavam em uma universidade norte-americana. Isabel Cristina Bayma Bin Laden moraria hoje no Oriente Médio, com o marido, empresário milionário e sem ligações com o terrorista.
Na época dos atentados às Torres Gêmeas, em Nova York, em setembro de 2001, Isabel foi entrevistada por uma equipe do “SBT”. Falando em português e inglês, ela mostrou-se pouco à vontade para falar sobre o cunhado. A história da cunhada do terrorista também foi destaque na revista “Época”.
A notícia da morte de Bin Laden reacendeu as discussões sobre a relação com Codó, onde a família Bayma ainda tem remanescentes. De acordo com o blog “É Brincadeira”, de Marcelo Rocha, a imprensa nacional voltou a sondar familiares de Isabel Bayma sobre a relação com Bin Laden.
A mãe de Isabel Cristina é a mineira Geni Castanheira Bayma, que foi casada com o músico carioca Luís Bonfá, com quem morou na Califórnia. As duas filhas do primeiro casamento de Geni – entre elas a maranhense de Codó – viveu com o casal nos Estados Unidos.