Frustração da torcida – O Flamengo já havia sofrido contra o Horizonte pelas oitavas de final, com um empate por 1 a 1 no Rio. Desta vez, contra o Ceará, que está num patamar superior, veio a derrota em casa, depois de 23 jogos invicto na temporada.
Os combativos visitantes chegaram a abrir um placar de 2 a 0 com gols dos experientes Marcelo Nicácio (em inteligente cobrança de falta) e Geraldo (completando um contra-ataque certeiro) e ainda teve a chance de fazer um 3 a 1 (não fosse um erro de finalização do mesmo Geraldo na pequena área), dando sinais de que o Fla precisará se superar na partida de volta para chegar à semi-final.
Apesar da conquista do Campeonato Carioca no domingo, a torcida do Fla chegou a mostrar certa insatisfação no segundo tempo. O técnico Vanderlei Luxemburgo fez boas apostas com as entradas de Gonzalo Fierro e Wanderley para diminuir a desvantagem no marcador e jogar os rubro-negros para cima. A pressão rendeu efeito, mas não o empate – o goleiro Fernando Henrique, habituado a jogar o Fla-Flu nos tempos de Fluminense, fez uma defesa muito difícil em cabeçada de Ronaldo Angelim e os chutes de fora da área saíram sem mira.
“Tivemos o domínio territorial no primeiro tempo, e eles fizeram o gol. No segundo tempo estávamos jogando melhor, e eles fizeram outro gol. Futebol é assim, num dia de bobeira”, disse Luxemburgo. “Mas isso aqui é Flamengo, e não terminou ainda.”