O resultado acabou saindo melhor do que a encomenda. Não só Pedro Franco empatou, como James Rodríguez garantiu a vitória em cobrança de pênalti já nos acréscimos, levando a torcida no El Campín ao delírio e a seleção de Eduardo Lara às quartas de final.
Curiosamente, todos os quatro jogos do dia foram decididos nos pênaltis. A Argentina bateu o Egito por 2 a 1 num duelo em que todos os gols saíram da marca dos 11 metros, enquanto a cobrança de Nelson Oliveira bastou para Portugal eliminar a Guatemala. Por fim, após 120 minutos de igualdade entre México e Camarões, os africanos perderam os seus três tiros livres e viram os adversários converterem o mesmo número de batidas. Ninguém poderia ter previsto um roteiro tão caprichoso na abertura das oitavas de final.
Portugal enfrenta a Argentina nas quartas de final, enquanto México joga contra a Colômbia. Os outros quatro confrontos das oitavas de final — Nigéria x Inglaterra, Espanha x Coreia do Sul, Brasil x Arábia Saudita e França x Equador — serão disputados nesta quarta-feira.
Resultados – Oitavas de final
Argentina 2 X 1 Egito
Portugal 1 X 0 Guatemala
Camarões 1 X 1 México (0 a 0 na prorrogação e vitória mexicana por 3 a 0 nos pênaltis)
Colômbia 3 X 2 Costa Rica