Rota da cidadania – Mais de 11 mil moradores de Samambaia passam a contar com uma Clínica de Saúde da Família a partir de hoje. Inaugurada pelo governador Agnelo Queiroz e pela primeira-dama, Ilza Queiroz, a unidade representa uma mudança no modelo de gestão em saúde pública, que prioriza a prevenção e o controle de doenças, com visitas de equipes médicas na casa de moradores. A clínica, localizada na QR 523, representou um investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, em construção e aquisição de equipamentos.
Agnelo Queiroz, que é médico, explicou que a inauguração da primeira Clínica de Saúde da Família significa uma mudança de paradigma na atenção à Saúde. “Nós vamos mudar a maneira como se faz saúde no DF, trazendo qualidade de vida, eficiência e resgatando a confiança do cidadão. Essa é a nossa prioridade”, afirmou o governador.
O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, ressaltou que a clínica da família em Samambaia tem padrão encontrado em poucas unidades privadas. “Samambaia já tem outra unidade pronta para ser inaugurada em janeiro, e mais duas em construção”, adiantou. De acordo com o secretário, serão construídas 42 unidades no Distrito Federal até o final de 2014.
Estrutura – A Clínica da Família em Samambaia conta com seis consultórios, sendo dois para exames preventivos de câncer do colo de útero, três gabinetes odontológicos, além de salas de escovação, curativos e medicação, como por exemplo, inalação para bronquite e asmas. O prédio tem instalações adaptadas para portadores de necessidades especiais e espaço para palestras. Serão ao todo três equipes da Estratégia Saúde da Família, totalizando três médicos, três enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem, seis agentes comunitários e três dentistas. As equipes são formadas por servidores aprovados em concurso público e convocados recentemente pela Secretaria de Saúde do DF.
“A Estratégia da Saúde da Família, funcionando adequadamente, pode resolver até 80% dos problemas de saúde da população”, explicou a diretora regional de Atenção Primária à Saúde, Paula Garcia de Araújo. Ela adiantou que cada uma das três equipes atenderá cerca de 3,5 mil pessoas e vai trabalhar de acordo com a realidade do grupo de indivíduos que ficar responsável.
A diretora da unidade explicou que as equipes vão se organizar para trabalhar com a proteção à saúde, com palestras, orientações e cursos; com a prevenção de doenças, como a vacinação, orientações nutricionais; com o diagnóstico precoce, como o papanicolau; com a reabilitação médica, como a fisioterapia, os curativos; com a redução dos danos, como a mitigação dos problemas causados pela hipertensão ou diabetes; e com a manutenção da saúde, que é o atendimento geral.
População local – Comemorando a inauguração da clínica, o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, disse que a população da cidade é privilegiada em receber a primeira Clínica da Família do DF. “Esse é um prêmio para Samambaia, que foi uma das cidades mais esquecidas pelos governos passados”, afirmou.
Morador de Samambaia, o motorista Valdemir Oliveira, 29 anos, disse estar satisfeito com a clínica, porque o atendimento deverá melhorar na região. Ele achou a idéia do atendimento preventivo residencial uma boa idéia, principalmente, para as pessoas que não têm condições de ir até o hospital, por causa de deficiência ou problema de saúde. “De outra maneira a pessoa tem que se deslocar ou até mesmo depender de vizinhos e amigos”, contou. A dona de casa Inez da Silva, de 50 anos, também comemorou a chegada da clínica: “ela vai trazer um pouco mais de tranqüilidade.”
Também estiveram presentes no evento o coordenador geral de saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Aratani Sudo, deputados distritais e administradores de outras cidades do Distrito Federal.