Queda de braços – Nesta quarta-feira (4), ao retomar o julgamento da Ação Penal 470 (Mensalão do PT), o Supremo Tribunal Federal deve decidir pela perda imediata do mandato dos parlamentares condenados no processo. Valdemar Costa Neto (PR-SP), Pedro Henry (PP-MT) e João Paulo Cunha (PT-SP) devem deixar o Congresso Nacional, segundo a tendência da maioria dos ministros do STF.
Confirmada tal decisão, será criada uma frente de batalha entre o |Legislativo e o Supremo, pois na última semana o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), disse que a decisão cabe ao Congresso. Ao mudar o entendimento sobre a perda de mandato, o STF criará um novo parâmetro de julgamento, o que colocará ouros parlamentares na fila da degola.
Confirmada a decisão da mais alta Corte do País, a Câmara terá um novo problema a partir de 2013. Condenado no processo do Mensalão do PT, José Genoino assumirá, como primeiro suplente, a vaga a ser deixada pelo petista Jilmar Tatto, que comporá o secretariado do prefeito eleito Fernando Haddad.