Bando de loucos – Corinthians e Chelsea foram os protagonistas da final do Mundial de Clubes da FIFA. O time do Parque São Jorge foi campeão mundial pela segunda-vez em sua história. Diversas análises pipocaram na mídia durante os últimos dias avaliando o poder dos clubes no campo financeiro e da comunicação.
A revista Exame, por exemplo, fez um interessante levantamento sobre o valor de cada um dos times. O passe dos jogadores do Chelsea, segundo a publicação, é 5,3 vezes maior do que o dos corintianos. A partida deste domingo terá em campo equipes com um valor de mercado de R$ 1,25 bilhão.
Já Erich Beting, comentarista do canal BandSports, também ressaltou a rivalidade no campo do marketing. “A pretensa internacionalização da marca corintiana a partir das campanhas que a Nike tem promovido para o clube não passa de um projeto ainda de principiante”, afirmou em artigo.
A chamada “pretensa internacionalização” demorou, mas chegou.. Em entrevista com Mauro Johashi, sócio-diretor da Divisão de Consultoria de Gestão da BDO Brazil, o Corinthians despertou e agora aprendeu a capitalizar sua popularidade.
No meio de tudo isso, temos a publicidade das duas equipes. Do lado dos blues, temos, por exemplo, a Adidas investindo em anúncios. Já o time brasileiro é representado pela Nike, entre outras marcas. Qual você prefere? Confira uma lista de comerciais marcantes das duas equipes e decida: no campo da comunicação, quem vence? (AdNews)
Gavião Louco – E se um gavião, símbolo do Corinthians, pudesse sobrevoar o estádio e enviar uma mensagem dos torcedores aos jogadores corintianos? Ação da Brahma criada pela 9ine, especialmente para o Mundial.
O 12º Jogador – Apesar de o Corinthians ter uma torcida chamada “Camisa 12”, nesta propaganda é o Chelsea quem brinca com a tradição de chamar o torcedor de décimo seguundo jogador. O vídeo da Adidas mostra como seria se entrar em campo com os Blues.
Epidemia Corintiana – Outro comercial do Corinthians explorando o mundial. No vídeo, a paixão pelo time é tratado como doença. E ela chegou ao Japão.
O Impossível Não é Nada – Neste clássico da Adidas, o craque Lampard aparece entre craques do futebol contemporâneo e do passado.
Apoio da Torcida – Esta ação da Gatorade leva vídeos de apoio dos torcedores para os jogadores corintianos.
John Terry – Propaganda simples do capitão do Chelsea para a Stryktipset, estatal que opera o mercado de jogos regulamentados na Suécia. O filme ressalta os títulos e a objetividade do jogador.