Unindo esforços – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reforçaram na quinta-feira (3) o compromisso de buscar uma solução pacífica para a crise no leste da Ucrânia. Os dois líderes conversaram por telefone e concordaram em manter a pressão sobre a Rússia, para que o país alivie as tensões no país vizinho.
“Eles enfatizaram que a Rússia deve tomar providências imediatas para acalmar o conflito no leste da Ucrânia. O presidente e a chanceler concordaram que os Estados Unidos e a União Europeia deverão adotar medidas coordenadas para impor custos à Rússia se o país não agir rumo à redução da tensão em breve”, de acordo com a Casa Branca.
De acordo com informações do governo estadunidense, Merkel e Obama discutiram esforços diplomáticos para conseguir um cessar-fogo duradouro na região. O cessar-fogo anterior, declarado unilateralmente pelo presidente ucraniano, foi anulado no início desta semana após a constante violação do mesmo por parte de russos separatistas.
Merkel e Obama reiteraram que “a Rússia deve, antes de tudo, contribuir garantindo que os separatistas no leste da Ucrânia mantenham o cessar-fogo”, de acordo com um comunicado divulgado pelo gabinete de Merkel.
A chanceler alemã tem sido uma interlocutora privilegiada nas conversas com o presidente Vladimir Putin durante a crise na Ucrânia. Ela voltou a falar com o líder russo nesta quinta-feira, enquanto diplomatas pedem que novas negociações de paz comecem no próximo sábado, no mais tardar. (Com agências internacionais)