Pé na estrada – Os atletas etíopes foram os campeões da Corrida Internacional de São Silvestre deste ano, tanto na categoria feminina quanto na masculina, interrompendo a hegemonia queniana. Entre as mulheres, Ymer Ayalew, 27 anos, venceu com o tempo de 50 minutos e 43 segundos.
Também da Etiópia, o corredor Dawit Admasu, 19 anos, ocupou o posto mais alto do pódio na manhã desta quarta-feira (31), último dia do ano, com a marca de 45 minutos e 4 segundos. Enquanto ocorria a premiação, quase 30 mil corredores continuam o percurso para tentar concluir a prova de 15 quilômetros.
No feminino, atletas etíopes também conquistaram o segundo e o quarto lugares, com Netsanet Kebede, que repetiu o resultado do ano passado, e Feyse Boru, respectivamente. Duas corredoras do Quênia ficaram com o terceiro e quinto lugares: Prisca Jeptoo e Delvine Meringor. A melhor colocação do Brasil foi o oitavo lugar da catarinense Joziane Cardoso, 29 anos, com o tempo de 53 minutos e 18 segundos. A queniana Nancy Kipron, campeã de 2013 e uma das favoritas para a prova deste ano, ficou com o sexto lugar.
Entre os homens, os quenianos Stanley Koech, 29 anos, e Mark Korir, 26 anos, que eram favoritos, ficaram com o segundo e quarto lugares, respectivamente. Fabiano Naasi, 29 anos, da Tanzânia, conquistou a terceira colocação com o tempo de 45 minutos e 10 segundos. Pelo Brasil, Giovani dos Santos, 33 anos, chegou na quinta posição e garantiu um lugar no pódio. No ano passado, ele havia ficado com a quarta colocação.
Antes da prova dos atletas de elite, cadeirantes também disputam a São Silvestre. Nesta categoria, Heitor dos Santos, 31 anos, levou a melhor, com um tempo de 49 minutos e 53 segundos. Ele foi seguido por Jaciel Paulino, 41 anos, que fez o tempo de 51 minutos e 31 segundos. Duas mulheres conquistaram a terceira e quarta colocação, Aline Rocha, 23 anos, e Maria de Fátima Chaves, 27 anos. O pódio foi fechado com Carlos de Souza, 39 anos. (Com ABr)