Alegre despertar – É muito difícil acordar cedo e com disposição para a maioria. No entanto, essa tarefa pode ser tornar um pouco mais fácil se seguirmos alguns “conselhos” da ciência.
Vários estudos mostram soluções para quem sempre quer, e nunca pode, dormir mais cinco minutinhos.
Alguns deles foram reunidos em texto publicado nesta semana pelo “Business Insider”, da Universidade de Victoria, na Austrália. De acordo com a publicação, essa preguiça matinal tem até um nome: inércia do sono.
Testes realizados em laboratório pela universidade mostraram que ela pode durar mais de 30 minutos e que afeta as funções cognitivas, tais como: percepção, atenção e memória.
Contudo, há vários “remédios” para combater esse problema. Confira abaixo alguns deles:
• Café: a cafeína, substância estimulante presente nessa bebida, age no sistema nervoso. Ela ajuda no combate à inércia do sono, de acordo com um estudo de pesquisadores americanos da Universidade da Pensilvânia e da Escola de Medicina de Harvard.
• Carboidratos: outro remédio contra a preguiça matinal é trocar alimentos gordurosos pelo pão francês. Um estudo da universidade australiana de Sydney mostrou que quem tem uma primeira refeição do dia rica em fibras e carboidratos fica mais alerta do que aqueles que optam por um café da manhã rico em gordura.
• Chocolate amargo: comer chocolate amargo pela manhã pode ajudar no combate à preguiça. Quem afirma isso são os pesquisadores da universidade de Reading, do Reino Unido. De acordo com eles, os flavonóides presentes no cacau provocam uma melhora aguda da visão e das funções cognitivas.
• Chiclete: masque um chiclete. Segundo um estudo da universidade Northumbria, do Reino Unido, isso também faz bem às funções cognitivas do nosso corpo.
É importante ressaltar que é imprescindível dormir entre sete e oito horas por noite. Para a maioria dos especialistas, esse é o tempo de sono necessário para quem deseja ter um dia produtivo e uma vida com saúde. (Por Danielle Cabral Távora)