Se você tem insônia, siga essas dicas para dormir melhor

insonia_02Alegre despertar – Todo mundo sabe que a qualidade do sono está diretamente relacionada com o nosso dia a dia. Porém, nem sempre é fácil identificar o que pode estar atrapalhando o descanso.

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia.

Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal. A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.

Especialistas explicam o que é preciso para se ter uma noite tranquila e bem dormida:

Identificar o problema

São vários os fatores que podem causar insônia. Um deles pode estar relacionado a distúrbios psicológicos, a exemplo da depressão e a ansiedade. Se esse for o caso, busque uma rotina mais tranquila. A insônia afeta o bom funcionamento do sistema nervoso e central, alterando o equilíbrio geral do organismo. Técnicas de respiração como meditação e ioga podem ajudar.

Manter uma alimentação saudável

Frutas, legumes e verduras são imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo. Quem tem insônia deve evitar o consumo de álcool, pois ele causa a fragmentação do sono. Embora a bebida cause sonolência, na verdade é um estímulo para manter-se acordado. Também, a ingestão de comidas pesadas antes de deitar pode causar desconforto, por isso evite-as à noite.

Praticar atividades físicas regularmente

O horário ideal para as atividades físicas é de manhã, pois a exposição ao sol ajuda a manter o bom funcionamento do organismo e a dormir melhor. Gastar energia é importante, portanto, se durante o dia for difícil encontrar tempo, é melhor fazer à noite do que não fazer.

Criar um ambiente propício para dormir

É importante evitar se distrair ao se deitar. Nos dias de hoje, são vários os estímulos para nos manter acordados: televisão, computador, celular etc. A luminosidade dos aparelhos eletrônicos está associada a uma atividade que prende a atenção e, consequentemente, atrapalha o sono.

A cama é o lugar para dormir

Não é correto usar a cama para ler, comer ou trabalhar. É importante que a cama seja usada exclusivamente para dormir, pois o nosso cérebro irá se habituar a essa realidade, ou seja, o corpo precisa entender que aquele é um ambiente de relaxamento.

Manter uma rotina

É necessário ter uma rotina na hora de deitar e levantar, mantendo períodos regulares para ambos.O habito de dormir ou acordar muito tarde pode gerar insônia.

Caso não consiga dormir, saia da cama

A pessoa tem que associar a cama ao ato de dormir rapidamente, e não à frustração de não conseguir pegar no sono. Ficar deitado à toa pode confundir o cérebro. Se isso acontecer, é preciso levantar, aguardar alguns minutos e voltar a deitar somente quando estiver com sono.

Caso a insônia persista, procure um neurologista ou psiquiatra. A insônia pode ser o sintoma de alguma doença, como, por exemplo, a depressão. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04