Fora de controle – No domingo (31), militantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) avançaram ainda mais na província de Aleppo, na Síria, uma das mais importantes do país árabe. Os militantes capturaram diversas aldeias de grupos de oposição e ameaçando a principal rodovia que faz ligação com a fronteira turca.
Os confrontos, bastante violentos, continuaram nesta segunda-feira (1), com combatentes tentando frear o avanço do grupo extremista, que estão apenas a 11 quilômetros da principal rodovia que serve como rota de abastecimento e de armas vindos da Turquia.
Na província de Aleppo, o grupo decapitou vários combatentes rebeldes nas aldeias e levou alguns membros de suas famílias como reféns, afirmou o coronel Abu Firas, da força aérea síria.
No nordeste de Aleppo, rebeldes têm lutado contra o Estado Islâmico por cerca de um ano e meio. O ataque surpresa de domingo ocorreu enquanto os combatentes da oposição se preparavam para uma ofensiva separada contra as forças leais ao governo sírio, que mantém uma forte presença em partes da província.
O Estado Islâmico vem avançando desde suas conquistas de maio, como as estratégicas cidades de Palmira, na Síria, e Ramadi, capital da maior província do Iraque. (Por Danielle Cabral Távora)