Covardia explícita – Cinco pessoas ficaram feridas num incêndio num abrigo para requerentes de asilo em Rottenburg, no sudoeste da Alemanha, na madrugada desta segunda-feira (7).
Segundo a polícia, dois moradores inalaram fumaça e três tiveram ossos fraturados após pularem janelas. Quatro das cinco vítimas foram transferidas para um hospital.
Mais de 80 requerentes de asilo vivem no abrigo temporário. Os que não ficaram feridos foram levados de ônibus durante a noite para um centro de eventos na cidade para serem assistidos pela Cruz Vermelha.
Cerca de metade dos 56 contêineres que abrigavam os migrantes foram danificados pelo fogo, sendo que agora poucas unidades estão em condições de serem habitadas. As autoridades locais não foram capazes de determinar imediatamente a causa do incêndio e não descartaram uma motivação xenófoba.
A polícia atendeu a um incidente semelhante em Neckargemünd – também no sudoeste da Alemanha – na madrugada de domingo, depois de uma bomba de fumaça ser jogada no pátio de uma casa que abrigava 50 refugiados. Outro incêndio suspeito de ser criminoso ocorreu em três prédios vazios que vão ser destinados a refugiados em Rockensussra, no estado da Turíngia.
Mais de 200 incidentes de violência de extrema-direita contra requerentes de asilo foram registrados no primeiro semestre de 2015 na Alemanha. O governo alemão espera acolher 800 mil requerentes de asilo no país neste ano. (Com agências internacionais)