Estudantes protestam na rampa do Palácio do Planalto contra reajuste de salário

Deputados e presidente – Estudantes do Ensino Médio de Brasília voltaram a protestar há pouco em frente ao Congresso Nacional contra o aumento salarial dos parlamentares de 61,3% e 130% nos vencimentos do presidente da República, vice-presidente e ministros. Este é o segundo protesto. O anterior aconteceu no dia 21 passado, mas pela primeira vez chegou ao Palácio do Planalto. Os estudantes gritaram palavras de ordem na rampa por onde o presidente-metalúrgico Lula da Silva deixará o cargo no dia primeiro de janeiro.

O protesto para os estudantes é simbólico. Para eles, o movimento só não é maior porque a população tem medo de se manifestar. Reclamaram que a futura presidente terá salário melhor, mas vai cortar a verba para a educação, conforme está previsto no Orçamento Geral da União de 2011, aprovado pelo Congresso na semana que passou.

Cerca de 100 alunos, a exemplo da semana passada, foram a pé até o espelho d’água que separa a o gramado da rampa principal do Congresso. Alguns deles jogaram água na segurança da Câmara e do Senado e em policiais militares. Houve bate-boca, mas nenhum dos manifestantes acabou preso.

O grupo seguiu para o Palácio do Planalto onde ficaram também por 20 minutos sentados na rampa do prédio. Os estudantes chegaram a interromper momentaneamente o trânsito na frente do Palácio e depois seguiram em passeata até o terminal rodoviário do Plano Piloto.