Os melhores momentos do futebol de 2010 que ninguém pode esquecer

Clubes campeões – Se você é torcedor da seleção espanhola, não é difícil adivinhar qual foi a sua melhor lembrança do ano. Mas, além da conquista da Copa do Mundo pela Fúria, o ano de 2010 esteve repleto de acontecimentos e emoção nos quatro cantos do mundo.

O ponto mais alto do futebol mundial acabou sendo ainda mais saboroso para os espanhóis. Graças a um gol de Andrés Iniesta contra a Holanda, já na prorrogação, a Espanha se tornou, no dia 11 de julho, o oitavo país a erguer o troféu da Copa do Mundo.

O primeiro Mundial em solo africano nos trouxe uma riqueza singular de momentos antológicos. As apresentações da Alemanha nos 4 a 1 sobre a Inglaterra e nos 4 a 0 sobre a Argentina foram alguns deles, assim como a classe, os gols e a Bola de Ouro adidas do uruguaio Diego Forlán. A bela trajetória da seleção de Gana, que beliscou uma vaga nas semifinais, também emocionou muita gente.

Mas você pode ser um daqueles cujos corações batem mais forte com as competições de clubes e ter saboreado os cinco títulos da Internazionale, entre eles a Liga dos Campeões da Europa, cuja final foi disputada no mês de maio, em Madri, e a Copa do Mundo de Clubes, realizada em dezembro.

Já se você é torcedor de outro Inter, o Internacional de Porto Alegre, a conquista da Copa Libertadores da América certamente deu um brilho todo especial ao seu ano. No Brasil, a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Fluminense, após uma disputa acirrada com Cruzeiro e Corinthians.

O terceiro título consecutivo da seleção do Egito na Copa Africana de Nações, a segunda conquista seguida da Liga dos Campeões da África pelo Mazembe e a incrível campanha do clube da República Democrática do Congo no Mundial de Clubes também não serão esquecidos. O mesmo pode ser dito do triunfo do Seongnam Ilhwa na Liga dos Campeões da Ásia, depois que quatro equipes sul-coreanas se classificaram para as quartas de final.