Quatro blocos partidários dividem a partir de hoje o poder na Câmara dos Deputados

Costuras – A Câmara dos Deputados está dividida em quatro blocos partidários durante os trabalhados legislativos deste ano. O último bloco foi formalizado há pouco com a assinatura de um documento pelos líderes do PRTB, PRB, PR, PTC, PHC, PTB, PSC e PRP. Ao todo, o grupo reúne cerca de 60 parlamentares. Também está consolidada a coligação entre o PV e o PPS que deverá influir na ordem de escolha das comissões técnicas permanentes, cujo processo se inicia na tarde desta terça-feira (01).

O terceiro bloco é integrado pelos dois principais partidos da oposição, o PSDB e o Democratas. O quarto é constituído pela maioria dos partidos que integram a base do governo e neste está o “blocão” (uma espécie de sub-bloco do governo) sacramentado na manhã de hoje.

No PDT, o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força, se retirou da liderança, mas deve ser um dos vice-líderes do partido. O novo líder da bancada de 26 deputados é Giovanni Queiroz (PA). O partido terá direito à 13ª escolha de comissão, cujo tema dependerá das escolhas anteriores, mas é provável que o PDT assuma a direção da Comissão de Legislação Participativa.

À tarde, o PR fará a eleição para a escolha do líder, cujo cargo é disputado entre Lincoln Portela (MG), Milton Monti (SP) e Maurício Trindade (BA). Também não é conhecido ainda i nome do líder do Partido Progressista, a quarta maior bancada com 44 deputados.

No PTB foi escolhido por unanimidade o deputado Jovair Arantes (GO) para liderar a bancada. ACM Neto, da Bahia, será o coordenador da bancada do Democratas. Rubens Bueno, do Paraná, é o líder do PPS. Sarney Filho, do Maranhão, assume como líder do Partido Verde. No PSC, o líder é o deputado Ratinho Júnior, do Paraná. O PT será liderado pelo deputado Paulo Teixeira, de São Paulo, enquanto no PMDB permanece como líder o deputado Henrique Eduardo Alves, do Rio Grande do Norte. No PSDB, o líder é Duarte Nogueira, de São Paulo.