Prefeito do Rio confirma desfile de escolas de samba prejudicadas com incêndio em barracões

Emoção – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), afirmou através de seu micrblog que a prefeitura dará “todo o respaldo” para as escolas de samba Grande Rio, União da Ilha e Portela. Ele confirmou também que as três escolhas desfilarão no sambódromo da Avenida Marquês do Sapucaí, nos dias 7 e 8 de março.

Um incêndio de grandes proporções destrói desde às 7 horas da manhã pelo menos quatro barracões na Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária do Rio. Os barracões atingidos são das escolas de samba Portela, Grande Rio e União da Ilha e outro da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que funciona como uma espécie de museu do carnaval.

No Twitter, Eduardo Paes afirmou que o “o mundo do samba pode ter a certeza de que vamos reconstruir a cidade do samba imediatamente”. Em entrevista ao programa “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, o presidente da União da Ilha, Ney Filardes, contou que a escola já estava com 98% das alegorias prontas para o desfile, orçado em R$ 5 milhões. Bastante emocionado e nervoso, Filardes estava sendo medicado numa clínica e disse que havia pessoas no barracão da agremiação no momento do início do incêndio, mas que parece que ninguém ficou ferido.

Dez viaturas e 80 militares de sete quartéis do Corpo de Bombeiros tentam controlar as chamas. A coluna de fumaça pode ser vista além da Avenida Presidente Vargas e afeta a rota original dos aviões no Aeroporto Santos Dumont, que adotou um desvio. O trânsito está interditado nas ruas próximas à Cidade do Samba.

Os carros alegóricos das escolas ficam guardados no primeiro andar dos barracões, enquanto que as fantasias e alegorias ficam no segundo pavimento. No momento do início do fogo, poucas pessoas estavam na Cidade do Samba. Segundo o site do jornal “O Dia”, no último sábado (5), um incêndio na Rua Equador, nos arredores da Cidade do Samba, destruiu o barracão da escola Alegria da Zona Sul, do grupo de acesso A. De acordo com estimativas da diretoria da agremiação, o prejuízo é de cerca de R$ 250 mil. (Foto: O Dia)