Com Delúbio Soares assumindo a paternidade do Mensalão do PT, discursos de Lula e Dirceu são nulos

Armação vermelha – Na política não há coincidências, por mais que alguns insistam. Ou seja, tudo é devidamente combinado entre os protagonistas, até porque ninguém se elege por causa da própria inocência. Durante anos a fio, o então presidente Luiz Inácio da Silva, após pedir desculpas ao povo brasileiro, negou a existência do Mensalão do PT, assunto que voltou à cena nas últimas semanas.

Se para Lula o maior escândalo de corrupção da história política nacional foi uma invenção da chamada imprensa golpista, para Silvio Pereira, o Silvinho Land Rover, o mensalão existiu, sim, a ponto de obrigá-lo a fazer um acordo com o Supremo Tribunal Federal, que trocou uma eventual condenação por prestação de serviços comunitários.

Não faz muito tempo, o ex-comissário palaciano e deputado cassado José Dirceu, acusado de ser o chefe dos mensaleiros, negou a existência de cooptação de parlamentares por meio de pagamento regular de mesadas. Tudo muito natural, pois a pena a que Dirceu está sujeito não é das mais brandas.

Escalado para revisar o voto do ministro-relator, o também ministro Ricardo Lewandowski produziu um contraponto ao relatório de Joaquim Barbosa. Sem que o conteúdo do documento entregue no último dia 26 de junho seja conhecido, especula-seque Lewandowski tenha concluído a revisão do seu voto com o argumento mentiroso largamente defendido nos bastidores do PT, de que o escândalo não serviu para a compra de apoio parlamentar no Congresso Nacional, mas foi um crime de caixa 2 de campanha, cuja pena é bem menor do que a dos crimes relacionados no mensalão.

Para confirmar a costura que vem sendo feita nos bastidores do poder, com o objetivo de livrar os acusados de envolvimento no esquema criminoso, um acordo de última hora definiu que o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, Delúbio Soares, que também é réu no processo, assumirá a responsabilidade pela operação, deixando livre, pelo menos na teoria, os mensaleiros José Dirceu e José Genoíno.

Com essa manobra vão por terra os discursos de Lula e do cassado José Dirceu, para quem o mensalão jamais existiu e foi apenas uma tentativa de golpe da oposição, que só não apeou o ex-metalúrgico do poder por excesso de incompetência e soberba.