Dólar mais alto não impede viagens de brasileiros ao exterior

Malas prontas – Há meses que o dólar está batendo na casa dos R$ 2, mantendo esta média durante todo o ano. Em julho de 2011, por exemplo, ele estava cotado a R$ 1,54. O real se desvalorizou também frente à libra, ao peso argentino e ao euro, e embora as pessoas pensem que não é um bom momento de viajar, países que estão em crise são mais baratos para viajar, como Espanha, Portugal ou Grécia.

Algumas casas de câmbio espalhadas pelo Brasil que apostam nas viagens realizadas fora de época (aqui no país) e também na economia internacional de alguns países para se manterem estáveis. É o caso do Grupo OM que faz essa transação de moedas pelo atendimento via telefone e via internet para quem prefere não sair de casa, além do balcão. Mas o ideal é o viajante se prevenir das oscilações é comprar a moeda mês a mês, de forma a pagar um valor médio. Por isso, nada de deixar o câmbio para a última hora.

“O cliente deve se preparar para comprar sua moeda estrangeira no máximo 48 horas que antecede sua viagem, para não ocorrer problemas de última hora”, afirma a gerente de Produtos e e-commerce do Grupo OM,Olívia Neves. Pesquisar bastante e verificar bons hotéis para hospedagem sempre com antecedência para fazer bons negócios.

Existem várias formas e maneiras de se viajar com o dinheiro local, entre eles, a OM oferece o Cartão VTM (Visa Travel Money), que não sofre com as oscilações do mercado e é vendido conforme a cotação do dia em que a pessoa o adquiriu. A pessoa chega até o local da instituição, pelo teleatendimento ou internet e faz a compra no determinado valor que desejar, sendo que o diferencial são as reduzidas taxas de IOF sobre a operação do cartão, que fica em apenas 0,38%, diferente do cartão internacional de crédito que é de 6,38%.

No entanto, o pré-pago funciona em países como EUA e Canadá, e em grandes países e capitais europeias, dificilmente em cidades muito pequenas. Por isso, o recomendável é que se utilize as três formas de pagamento em moeda, cartão de crédito, Visa Travel Money ou dinheiro.

“A OM faz a Reserva de Moedas com antecedência. Para quem optar por fazer via internet, deve preencher todos os campos solicitados e a entrega do pedido é feita em 48h. Pelo telefone é entregue através do sedex ou o cliente pode retirar com um dos mais de 50 representantes do país”, complementa Olívia. Há também a opção de ser feito todo o processo direto pelo balcão que o cliente sai com o dinheiro na hora. (Do Brasilturis)