Sob consenso, oposição marca reunião para discutir impeachment de Dilma; Aécio adota cautela

aecio_neves_22Água na fervura – Está marcada para a próxima semana uma reunião da oposição no Congresso Nacional para tentar chegar a um consenso sobre eventual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O encontro foi definido após um apelo do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), às lideranças oposicionistas da Câmara dos Deputados.

Deputado federal pelo PSDB de São Paulo e líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio acredita que já há provas incontestáveis para pedir o impedimento da petista. Os principais motivos, de acordo com o parlamentar, seriam as “pedaladas fiscais”, manobras do Tesouro para fechar as contas, e a suposta responsabilidade da presidente no escândalo de corrupção da Petrobras.

Derrotado na eleição presidencial de 2014, Aécio Neves adotou a cautela diante da ebulição no tucanato. “São provas robustas, o fundamento jurídico é cabal, sólido, tanto na doutrina como na jurisprudência. O senador Aécio fez um apelo e foi consenso em todas as lideranças que nós façamos uma reunião na próxima semana”, afirmou Carlos Sampaio, após reunião com o presidente tucano e lideranças de outros partidos de oposição na Câmara (DEM, PPS e SD).

Segundo Aécio, a decisão dos deputados deve ser discutida com lideranças do Senado e presidentes dos quatro partidos oposicionistas, na próxima quarta-feira (29). “Com base em tudo aquilo que foi levantado, com as denúncias novas que surgem a cada dia, agora com a divulgação da utilização de uma gráfica para a lavagem de dinheiro em uma campanha eleitoral, e com a extrema serenidade, definimos os passos que daremos a seguir. Nenhum está descartado. Nós não nos precipitaremos, e atuaremos de forma absolutamente responsável. Mas nós não deixaremos impunes os crimes cometidos pelo atual governo”, ressaltou o senador.

O senador evitou falar sobre onde está a resistência ao impeachment na oposição. Vale ressaltar que senador José Serra (PSDB-SP) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já se manifestaram contrários ao processo de perda de mandato contra a presidente. “Estamos trabalhando para que isso ocorra”, revelou. “No dia em que houver, vamos anunciar”, finalizou Aécio. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04