Justiça alemã autoriza extradição de Puigdemont à Espanha; catalão é acusado de malversação de verbas

((Andreu Dalmau – EFE)

O Tribunal Superior de Justiça de Schleswig-Holstein autorizou nesta quinta-feira (12) a extradição do líder separatista catalão Carles Puigdemont, que está na Alemanha.

Segundo o tribunal, Puigdemont pode ser extraditado pela acusação de malversação de recursos públicos, mas não por rebelião ou perturbação da ordem pública. Ele pode permanecer em liberdade enquanto estiver na Alemanha.

Pouco depois, a promotoria pública do estado no norte da Alemanha afirmou que vai encaminhar nos próximos dias a extradição.

Com seu veredito, o tribunal alemão foi ao encontro do pedido da Justiça espanhola, ainda que apenas em parte. Os promotores espanhóis haviam solicitado em junho, pela segunda vez, tanto o retorno à prisão do político separatista quanto sua extradição às autoridades em Madrid.


O ex-chefe de governo da Catalunha, destituído do cargo por Madri em outubro, foi detido em 25 de março no norte da Alemanha, devido a uma ordem de prisão europeia emitida dias antes pela Justiça espanhola.

Depois de passar dois dias na cadeia, Puigdemont foi libertado pela justiça alemã sob fiança. Ele aguarda uma decisão sobre sua possível extradição para a Espanha, onde responde processo por rebelião e malversação de recursos públicos, utilizados no referendo para a independência da região.

Na Alemanha, o líder catalão morou inicialmente em Berlim e depois se mudou para Schleswig-Holstein. (Com DW e agências internacionais)