GM anuncia concordata nesta madrugada

Levada à bancarrota

A montadora americana General Motors iniciou nesta madrugada o maior processo de concordata da história norte-americana. Dentro de 60 a 90 dias, a produção de automóveis em onze fábricas nos EUA será encerrada. A deliberação partiu do juiz nova-iorquino Arthur Gonzalez, que emitiu o parecer favorável à petição da GM feito na madrugada de domingo para segunda.
No processo de concordata, o governo americano ajudará com US$ 30,1 bilhões, tomando o controle de 60% do capital da GM. O Estado canadense e a província de Ontário desembolsarão US$ 9,5 bilhões, mantendo 12% das ações. Por fim, o fundo de previdência dos funcionários da GM assumirá 17,5% do pacote acionário. Outros 10% ficarão nas mãos dos antigos credores que aceitaram o plano de reestruturação.
General Motors Corporation é a segunda maior montadora automobilística do mundo. É detentora de marcas como Buick, Cadillac, Chevrolet, Oldsmobile e Pontiac, além da GMC, que fabrica exclusivamente caminhões, grandes peruas e camionetes. A montadora também possui marcas recentes, a exemplo da Daewoo, Holden, Hummer, Opel, Saturn, Saab e Vauxhall. Sendo assim, ao todo o conglomerado General Motors Corporation chegou a empregar 327 000 trabalhadores.