Adiamento da instalação da CPI repercute no cafezinho do plenário

Adiamento indigesto

O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) disse há pouco ao ucho.info que será impossível remarcar ainda hoje a reunião para instalação da CPI da Petrobras/ANP. O pedido foi feito em plenário pelo líder da bancada dos Democratas, José Agripino (RN). No cafezinho do plenário, Duque garantiu que a decisão de suspender o início da reunião por falta de quorum não resultou de uma orientação do governo.

Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

“Eu cheguei 15 minutos antes e sai 15 minutos depois do horário marcado. Só tinha um senador. A ausência deles foi uma falta de respeito com a minha pessoa”, reclamou o peemedebista. Sobre as críticas da oposição, Duque foi taxativo: “Basta eles chegarem no horário”. Ele ainda perguntou ao repórter: “Você gostou?”. Para completar, disse: “Hoje o negócio é meu”. Para que seja realizada uma nova reunião para instalação da CPI, segundo Paulo Duque, será preciso publicar um novo edital com a data e horário.

Agripino cobrou uma explicação da líder do governo no Congresso Nacional, Ideli Salvati (PT-SC), que no horário para instalação da CPI estava discursando no plenário. O senador Sérgio Guerra (PE), presidente do diretório nacional do PSDB, pediu coragem do governo, apontando “que tem gente que participou de tantas lutas e agora se esconde”. Guerra disse que a oposição deixa investigar até o governo de Fernando Henrique Cardoso. “Abrimos tudo, não há o que temer na CPI”. Da parte do governo, começa a surgir o discurso de que a CPI tem por objetivo atacar a exploração do pré-sal pela Petrobras e colocar a prospecção do petróleo nesta área nas mãos de empresas privadas.