Líder do governo, Romero Jucá garante que será relator da CPI

Xadrez político –
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), confirmou nesta terça-feira que será o indicado da base governista para a relatoria da CPI da Petrobras/ANP. Às vésperas do início do recesso e com a maioria expressiva de oito do total de 11 integrantes da comissão, governistas pretendem dificultar as investigações.

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
Uma das estratégias da base aliada para embaralhar a investigação é propor que as apurações sobre a Petrobras retrocedam ao governo de Fernando Henrique Cardoso. Segundo Jucá, os nomes do presidente e do relator serão oficializados ainda hoje, e o indicado para presidência será o petista João Pedro (AM). “Vou fazer um plano de trabalho para apresentar na primeira quinzena de agosto. Fui surpreendido pela escolha, só fui comunicado hoje”, disse Jucá.
Após a instalação da CPI, a apresentação de requerimentos deve ocorrer inclusive durante o período de recesso parlamentar. No entanto, o líder do governo considera mais prudente que os integrantes da comissão aguardem a apresentação do seu plano de trabalho. Vale lembrar que o Regimento Interno do Senado permite a apresentação dos requerimentos independentemente da proposta de trabalho do relator. “É como diz o ditado: você apresenta o que quiser e leva o que puder”, simplificou Jucá.