Em foco: completos 40 anos do lançamento da Apollo 11

No novo mundo da Lua –
Fim dos anos 60. A situação política da época não era fácil. No contexto da Guerra Fria, os EUA e a União Soviética disputavam avanços tecnológicos. A URSS vencia, já que os russos foram os primeiros a enviar um satélite artificial ao espaço, a colocar um ser vivo em órbita e a mandar uma sonda espacial para a Lua.
Mas, em 16 de julho de 1969, às 10h32 no horário de Brasília, os EUA viraram o jogo: o lançamento da nave Apollo 11, com três astronautas a bordo, consolidava a superioridade tecnológica que os EUA tanto queriam provar ao mundo.
Pousar na Lua. Essa era a missão. Em um comunicado à imprensa, a Nasa (agência espacial dos EUA ) informou: “Se a missão, chamada Apollo 11, for bem-sucedida, o homem vai realizar seu grande sonho de andar em outro corpo celestial”.
A nave levava a bordo os astronautas Neil A. Armstrong, Michael Collins e Edwin E. Aldrin Jr., além de uma placa com o mapa da Terra e a assinatura do então presidente norte-americano Richard Nixon. A placa continha a inscrição: “Aqui homens do planeta Terra colocaram pela primeira vez os pés na Lua; Julho de 1969; Nós viemos em paz por toda a humanidade”.
A nave, impulsionada pelo foguete saturno V, foi lançada da plataforma 39 do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em direção à Lua. A longa viagem durou quatro dias. Às 23h56 do dia 20, Armstrong deu o passo mais importante da história e caminhou sobre a superfície da Lua. O homem finalmente provou a si mesmo que a inteligência humana não tem limites.


Vídeo do Lançamento da Apollo 11, 16 de julho de 1969