Deslize em péssimo momento

Ministério da Saúde assume que errou no número de mortos divulgado: de 34, baixou para 29 vítimas

(*) Ana Carolina Castro

Nesta sexta-feira (24), o Ministério da Saúde afirmou que houve um erro na divulgação do número de vítimas fatais da gripe “A”. Na véspera, o MS havia informado que os mortos no país eram 34. Hoje, no entanto, foi anunciado que, por um erro técnico, foram registradas cinco mortes a mais no Rio Grande do Sul. O total de mortes confirmadas até agora é de 29 pessoas, segundo o ministério.

Ainda nesta sexta-feira (24), em entrevista coletiva, o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, confirmou: “De todos os exames realizados que apontaram algum sintoma de gripe, 60% eram pelo novo vírus [H1N1]. No caso do Chile e da Argentina, esse percentual é superior a 90%”.

Hage informou que foram realizados 2570 testes no país nas unidades de referência, e que 60% dos casos confirmados eram da nova gripe. O diretor afirmou também que pode haver um aumento nesse percentual. “Pode significar que o vírus da Influenza A esteja substituindo os vírus que circulavam antes”, explicou Hage.

O diretor lembrou ainda que o governo não faz restrições à população para viagens pelo território nacional, mesmo para o sul e sudeste do Brasil, regiões mais afetadas. Entretanto, ressalta que o governo não pode garantir assistência fronteira afora. “Não há recomendação de se adiar viagens para estados do Brasil. Já fora do país, o governo não pode prover assistência. Não que os outros governos não possam fazer, mas estamos vendo que a Argentina, por exemplo, já está sobrecarregada”, disse Hage.

Visto o último deslize e os números de mortes que não param de crescer, só faltou dizer que o governo não pode prover assistência nem fora nem dentro do país. A julgar pelos erros de contagem, parece que, realmente, o “momento é um momento de tranquilidade”.