Aliados de Sarney tentarão dissociar crise no Senado da imagem do senador

Má fama consolidada
Mesmo com a sequência infindável de posicionamentos contrários à sua permanência na presidência do Senado, José Sarney (PMDB–AP) não está de todo desamparado. Aliados do senador já articulam uma resposta à altura para as ações dos parlamentares que pressionam para que o presidente da Casa deixe o cargo e que prometem uma chuva de representações contra Sarney no Conselho de Ética.

A estratégia é apresentar contra os opositores representações por quebra de decoro parlamentar, de forma a desvincular a crise do Senado apenas da imagem do presidente da Casa. Por enquanto, os possíveis alvos são Arthur Virgílio (PSDB-AM), Cristovam Buarque (PDT-DF), Tião Viana (PT-AC) e Efraim Moraes, do Democratas da Paraíba.

Cartaz fixado em rua do centro de São Paulo. (Foto: Everton Amaro)
Cartaz fixado em rua do centro de São Paulo. (Foto: Everton Amaro)
Líder tucano, Virgílio disse sobre a movimentação dos aliados de Sarney: “Não podemos mais viver de chantagem. É preciso posições firmes para mostrar que o Senado não suporta mais ser comandado pelo presidente do Senado”.

Jogar no ventilador denúncias de senadores opositores de Sarney parece ser uma boa tática para que o peemedebista deixe de ser usado como “boi de piranha” da crise no Senado. Entretanto, resta saber se ainda há condições para tanto com a malfadada imagem do presidente da Casa espalhada aos quatro cantos do país.