Casa Branca encerra polêmica oposicionista com certidão de nascimento

barack_obama_31Prova dos nove
Finalmente a Casa Branca acabou com as especulações sobre o local de nascimento do presidente Barack Hussein Obama. Logo após a eleição do democrata, um grupo de republicanos ultradireitistas passou a alimentar a teoria conspiratória de que o presidente ianque teria nascido no Quênia, e não no Havaí. Durante meses, mensagens eletrônicas circularam pela rede mundial de computadores alertando para o fato. De acordo com a legislação dos EUA, um cidadão que não tenha nascido em território norte-americano não pode nem mesmo disputar uma eleição presidencial, quiçá chegar ao posto máximo do país.

Na última segunda-feira, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que “o presidente nasceu em Honolulu, Havaí, o 50º estado do maior país do planeta”, o que, em tese, deve acabar com a sanha golpista da direita. Gibbs exibiu uma certidão de nascimento (confira a imagem abaixo) que mostra que Barack Obama nasceu às 19h24 de 4 de agosto de 1961, em Honolulu.

É verdade que a primeira eleição presidencial que George W. Bush foi coberta por suspeitas, especialmente no estado da Florida, mas imaginar que a Justiça Eleitoral dos EUA não tenha conferido a documentação relativa à nacionalidade de Barack Obama é reconhecer que as piadas de português cederam lugar às anedotas sobre americanos.

barack_obama_30